Exclusivo: Globo busca nome para a previsão do tempo dos jornais matinais

Globo
Jacqueline Brazil vai assumir o SP1 e Jornal Hoje a partir de janeiro; substituto ainda não foi definido (Imagem: Reprodução / Globo)

O ano de 2022 já vai começar com novidades em todos os telejornais da Globo. Isso porque a emissora precisou fazer uma grande “dança das cadeiras” entre os titulares da previsão do tempo, depois que Anne Lottermann deixou o canal para trabalhar no Faustão na Band.

Quase tudo está certo. Sim, apesar de estarmos quase na virada de ano, a direção ainda tem uma escolha a fazer pelos próximos dias: quem vai assumir o mapa tempo dos noticiários da manhã – o Hora 1, o Bom Dia São Paulo e o Bom Dia Brasil. O RD1 entrou em contato com a Comunicação da Globo, que garantiu que ainda não há um nome definido para o cargo.

A função vinha sendo desempenhada por Jacqueline Brasil, que deixou o posto na última sexta-feira (24), quando entrou de férias. Ela voltará do descanso, em janeiro, com um novo horário de trabalho. A jornalista estará à frente do SP1 e do Jornal Hoje, que estava nas mãos de Eliana Marques.

Desde 2007 na emissora líder em audiência, a experiente já está sacramentada como a substituta de Anne Lottermann no Jornal Nacional. Eliana se despediu do JH também na véspera de Natal. No mesmo dia, ela chegou a comandar o quadro do tempo no JN e voltará ao comando dele na próxima semana.

Formada em Jornalismo com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela USP (Universidade de São Paulo) e expert em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), ela está desde 2016 na coordenação da meteorologia da empresa.

Lista de cotados

A Globo tem à disposição alguns nomes para assumir os telejornais matinais, mas um dos mais cotados é Tiago Scheuer. Atualmente no plantão de Ano Novo do Jornal Nacional, o jornalista até chegou a ser citado como um possível substituto de Anne Lottermann há algumas semanas. A direção optou por um nome mais experiente na função. Scheuer, porém, é muito bem quisto pela redação de SP e pode ser fixado pelo alto escalão nos noticiários da manhã.

Outros dois jornalistas que podem assumir o posto são Cinthia Toledo e Marcelo Pereira, que estão frequentemente no Bom Dia São Paulo.

Medida de prevenção

A direção da CNN Brasil decidiu promover algumas mudanças na sua estrutura neste final de ano, com muitas festas e o aumento de casos de Influenza e Covid-19 em São Paulo. Quem assistiu o CNN Novo Dia nesta quarta, por exemplo, notou que Rafael Colombo e Luciana Barreto não estavam juntos na bancada.

O âncora até explicou: “Você [Luciana] está do meu lado, mas há uma distância maior do que você ficava do meu lado na bancada, por causa desse momento de recrudescimento da pandemia do novo coronavírus, mais casos de gripe também. Por medida de proteção e cautela a gente resolveu nos distanciarmos um pouquinho para evitar qualquer problema, principalmente nesse plantão de fim de ano. Ninguém quer passar o Réveillon gripado”.

Nada de surto?

Esta coluna até procurou a assessoria da CNN Brasil, que negou os boatos que surgiram ontem (28) sobre um possível surto de gripe na redação. Segundo o canal, houve uma intensificação das “medidas de prevenção ao surgimento de casos de Covid-19 e Influenza em suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”.

A rede também disse que os “colaboradores que, porventura, apresentem suspeita de contaminação, são afastados e testados como medida de precaução, retornando ao escritório somente após liberação médica”.

Mais documentário no streaming

Assim como vem acontecendo nos últimos tempos, 2022 promete ter mais e mais documentários nas plataformas de streaming. O Globoplay, por exemplo, revelou o lançamento de uma série sobre Nara Leão, que completaria 80 anos.

Em janeiro, O Canto Livre de Nara Leão mostra como o talento e a personalidade da cantora provocaram uma transformação na música e no comportamento dos brasileiros. A produção tem a direção de Renato Terra e conta com entrevistas de pessoas que conviveram com a artista.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Curto-Circuito, por Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Luiz Fábio Almeida, editor-assistente do RD1, e reúne, de terça a sábado, no início da tarde, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›