Exclusivo: Pai Herói estreia no Globoplay em setembro

Globoplay Pai Herói
Glória Menezes (Ana Preta) e Tony Ramos (André Cajarana) em Pai Herói; novela de Janete Clair estreia no Globoplay em setembro (Imagem: Divulgação / Globo)

A novela Pai Herói (1979), de Janete Clair, chega ao Globoplay em setembro. O streaming confirma a informação, com exclusividade, à coluna. O título protagonizado por Tony Ramos, Paulo Autran, Glória Menezes e Elizabeth Savala será disponibilizado no dia 27.

Pai Herói acompanha a luta de André Cajarana (Tony) para limpar o nome do pai, acusado de roubar terras e assassinar um padre. O contraventor Bruno Baldaracci (Paulo) se opõe às investidas do rapaz, contando, inclusive, com o auxílio de Gilda (Maria Fernanda), mãe de André.

Já Ana Preta (Glória) sai em defesa de Cajarana. Ela enfrenta o ex-amante Bruno para defender o jovem, por quem se apaixona. O protagonista se divide entre Ana, dona de uma gafieira, e Carina (Elizabeth), bailarina clássica, herdeira de uma família tradicional que se rendeu ao mau-caráter César (Carlos Zara).

Pai Herói retrata também o desequilíbrio de Valquíria (Rosamaria Murtinho), aplacada pelo domínio da mãe Januária (Lélia Abramo) e o abandono de César. Outras figuras importantes do enredo estão a cargo de nomes como Beatriz Segall, Cláudio Cavalcanti, Dionísio Azevedo, Emiliano Queiroz e Osmar Prado.

A novela representou uma das maiores audiências da Globo na década de 1970. Apesar do êxito, a obra só ganhou reprise em 2016, através do Canal Viva. A Globo tentou reapresentá-la no Vale a Pena Ver de Novo, em 1983, por ocasião da morte de Janete Clair, mas não obteve aval da Censura Federal.

A abertura – ilustrada por um quebra-cabeça que virou mimo de Dia dos Pais – popularizou a música Pai, de Fábio Jr, enquanto o enredo tornou Paulo Autran, praticamente estreante na TV, famoso em todo o país. O ator foi contemplado com o APCA por seu desempenho como Baldaracci.

Cabe lembrar que, também em setembro, o Globoplay resgata Vereda Tropical (1984), de Carlos Lombardi e Silvio de Abreu. O clássico das 19h estreia no próximo dia 13. Nesta segunda-feira (30), o streaming disponibilizou Duas Caras (2007), folhetim de Aguinaldo Silva nunca reprisado.

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›