Leandro Stoliar, enviado pela Record para o conflito na Ucrânia, saiu da capital Kiev em busca de segurança. Além dele, Mathias Broteiro, da CNN Brasil, também deixou a região. Os dois embarcaram em um trem para Varsóvia, na Polônia.
VEJA ESSA
A saída repentina da Ucrânia foi estritamente pela falta de segurança para o trabalho dos jornalistas. Em vídeo gravado no trem, Brotero contou em vídeo: “A situação de segurança em Kiev ficou complicada com a invasão do exército russo”.
Em matéria veiculada nos telejornais da Record, Leandro Stoliar apareceu dentro do trem lotado em direção ao país vizinho, e mostrou o número de passageiros colocados em cabines, com oito a dez pessoas em cada uma.
“O trem acaba de partir de Kiev para Varsóvia. As pessoas estão batendo palmas. Eles estavam fiscalizando aqueles jovens que podem ficar e quem tem que sair para servir ao exército ucraniano”, explicou.
A Record acompanhou a situação de perto e ficou aliviada com a saída de Leandro Stoliar e Luís Felipe, o cinegrafista, da Ucrânia. Nas últimas horas, o exército da Rússia se aproximou da capital Kiev em busca da rendição dos ucranianos.
Sérgio Utsch, correspondente do SBT, relatou que o hotel onde estava hospedado foi ocupado por milicianos ucranianos e, por isso, se tornou alvo de ataques russos. Além dele, outros jornalistas que estavam hospedados no local foram embora.
Há pouco mais de seis horas, Utsch comentou sobre a situação no país. “Toque de recolher em Kiev vai agora até a manhã de segunda-feira. Decisão foi anunciada há pouco. Quem sair de casa nesse período, avisa o governo, será considerado inimigo”, avisou.
Confira:
Nas atuais circunstâncias, uma mensagem por whatsapp pode virar notícia. https://t.co/Gmb2ZW8vBQ
— Sérgio Utsch (@utsch) February 26, 2022
Toque de recolher em Kiev vai agora até a manhã de segunda-feira. Decisão foi anunciada há pouco. Quem sair de casa nesse período, avisa o governo, será considerado inimigo.
— Sérgio Utsch (@utsch) February 26, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].