A cirurgia para retirada dos órgãos do apresentador Gugu Liberato foi realizada na madrugada deste domingo (24) e durou mais de seis horas.
VEJA ESSA
De acordo com informações da assessoria de imprensa do apresentador, foi lida uma carta escrita pela família antes do procedimento.
Essa carta faz parte de um ritual promovido pelos médicos do Orlando Health Medical Center, para onde Gugu foi dirigido após o acidente doméstico.
Os profissionais pediram que os familiares escrevessem a mensagem para ser lida no início da cirurgia.
A doação foi um desejo de Gugu atendido pelos familiares e todos os órgãos foram doados. Eles poderão beneficiar cerca de 50 pessoas.
A instituição Our Legacy cuidou de todos os tramites referentes a retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.
Antes do início da cirurgia de retirada dos órgãos, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma menção de honra dizendo.
Leia:
“Momento de honra,
Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”
Em seguida, na mesma cerimônia, foi lido o seguinte texto escrito pelos familiares de Gugu em primeira pessoa:
“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.
Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.
Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.
Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.
Gugu”
Receptores dos órgãos
Ainda segundo a assessoria, familiares de Gugu perguntaram à equipe médica se seria possível doar algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, porém foram informados que não seria possível por questões da distância e tempo de conservação dos órgãos.
Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.