O Fantástico está dando o que falar até agora, nesta segunda-feira (18). O motivo? Uma reportagem exibida ontem (17) sobre uma investigação a respeito da divulgação feita por influenciadores do “jogo do aviãozinho”, que é ilegal no Brasil.
VEJA ESSA
O que acabou chamando a atenção foi o fato da Globo ter feito questão de apresentar nomes de influenciadores famosos que dão seus rostos para divulgar empresas como a Blaze: Viih Tube, Mel Maia, Rico Melquiades, Jon Vlogs e Juju Salimeni.
Após o término da reportagem, o mundo dos influenciadores ficou agitado e as redes sociais acabaram se tornando um grande caos.
Eliezer e Viih Tube, por exemplo, dispararam contra Rodrigo Mussi, que mandou uma suposta indireta para a ex-BBB. Juju Salimeni, por sua vez, atacou a Globo pela matéria.
Rico, que foi campeão de A Fazenda, também se manifestou sobre o caso. Já Jon Vlogs gravou um vídeo para rebater as críticas e ainda alfinetou a emissora carioca.
Carlinhos Maia, que nem chegou a ser mencionado pelo dominical do canal, tentou se explicar sobre a divulgação que faz.
Mas o que muita gente notou nas redes sociais é que grandes nomes das redes sociais que também já fizeram campanhas para a Blaze foram “esquecidos” pelo Fantástico.
Felipe Neto é um deles. O influenciador já chegou até a entrar em grandes brigas virtuais e também com a Record por causa da empresa de apostas. Neymar também chamou a atenção por divulgar o cassino.
Outros dois nomes lembrados por internautas que também foram “descartados” pela reportagem são os de Nicole Bahls e MC Loma, que tem milhões de fãs nas redes sociais.
Hipocrisia da Globo?
O que tem chamado muita atenção das redes sociais é o fato da Globo ter feito uma reportagem forte contra a Blaze, que é concorrente de uma grande patrocinadora da emissora: a Betano.
A empresa, por exemplo, está presente no “top de 5 segundos” das transmissões da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro do canal. Além disso, em dezembro de 2022, a Betano assinou um contrato milionário para fazer anúncio no Jornal Nacional.
O BBB 2023 também surpreendeu ao contar com o patrocínio da casa de apostas Esportes da Sorte, com inserções em todas as vinhetas de abertura, nas chamadas e flashes na programação, além de comerciais de 30 segundos.
Mas qual a diferença dessas duas empresas para a Blaze? A empresa alvo da reportagem tem jogos próprios e foco no cassino, enquanto as rivais se concentram em apostas esportivas.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]