Fátima Bernardes critica Bolsonaro, defende Encontro e fala sobre o JN

Fátima Bernardes
Fátima Bernardes fala sobre governo Bolsonaro (Imagem: Reprodução / Globo)

Fátima Bernardes falou em entrevista à revista Veja sobre a sua posição contrária ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia e na relação do “capitão” com a imprensa. A apresentadora destacou o seu trabalho à frente do Encontro e sua relação com o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE).

Sobre suas opiniões ao vivo na Globo sobre Bolsonaro, a famosa lembrou quando pediu mais compaixão em meio ao número de mortes pelo novo coronavírus. “Fiquei indignada com a falta de compaixão daquele: ‘Me chamo Messias, mas não faço milagre’. E cobrei. Não faltam demonstrações de que o governo tem dificuldade de lidar com o contraditório”, argumentou.

“Em uma campanha tão importante, a de conscientização para as pessoas ficarem em casa, a imprensa foi fundamental, mas não houve uma parceria do governo, que teria sido muito útil para o país”, opinou Fátima, que admitiu medo pela volta da censura. “Temo e acho que todo mundo deve temer, agora e sempre. Não dá para relaxar”, afirmou.

Âncora do Jornal Nacional por quase 14 anos, a jornalista falou se voltaria para a bancada do telejornal. “Não. Tenho um papel importante no Encontro quando falo de feminicídio, converso com pessoas que perderam familiares na pandemia e ajudo a entender que isso vai passar. A decisão de sair foi amadurecida. Sinto orgulho do que está sendo feito no JN”, disse.

Para Fátima Bernardes, o trabalho da imprensa tem sido fundamental “para jogar luz sobre os fatos, trazer à tona a verdade, expor ataques às instituições e combater fake news” e comentou sobre a visão das pessoas. “É muito bom ver que o público, como mostram as pesquisas, se reencontrou com o jornalismo. Eu me sinto viva neste processo”, comemorou.

Livre para comentários sobre qualquer assunto no programa da Globo, Fátima comparou sua vida como apresentadora e âncora do principal telejornal do país. “No telejornal, onde as notícias são cronometradas, é mais difícil. Hoje faço um programa meu e, quando vejo no nosso painel os assuntos em destaque nas redes sociais, me manifesto. Não é uma postura partidária. Só digo o que sinto e me ponho no lugar do telespectador”, explicou.

Fátima Bernardes não escondeu o seu susto com o início do isolamento social. “Fiquei apreensiva. O dia em que o programa saiu do ar, 16 de março, foi difícil. Pensei: ‘meu Deus, sou ansiosa, como vai ser dentro de casa?’. Mas, olha, fiquei melhor do que imaginava. Claro que sou privilegiada por ter quintal, estar com os meninos e com o Túlio. Mas fazia tempo que não cuidava da cozinha, lavava roupas e varria a casa. Até arrisquei pintar o cabelo sozinha. Voltei a gravar um mês depois, mas só saio para ir à TV”, garantiu.

Sobre a relação com Túlio, a global disse que os dois não falam sobre casamento. “A gente não fala nessa possibilidade. Seria complicado porque ele trabalha em Brasília e vive em Pernambuco, e o programa e meus filhos estão no Rio. Mas se tem uma coisa que aprendi com essa relação é não querer planejar ou antecipar tudo. Passamos o máximo de tempo juntos e está maravilhoso”, resumiu.

Fátima lembrou os comentários que recebeu quando assumiu o namoro com alguém 25 anos mais novo. “No começo, fiquei surpresa. Quando conheci o Túlio, por intermédio de uma amiga, estava numa fase de organizar a vida após um casamento de 26 anos [com o jornalista William Bonner]. Naquele momento, estava mais preocupada em entender o que eu sentia do que com o que falariam. A maioria das manifestações foi de aprovação, mas claro que tem gente que não aceita. Não me abalei. Optei por ser feliz”, declarou.

“Não tinha a intenção de expor o namoro”, ressaltou. “Só que logo na primeira vez que a gente saiu e foi ao cinema um paparazzo fez fotos e vi que seria impossível preservar a história. Então decidimos que, para não ficarem na nossa cola, seria melhor nós mesmos escolhermos e postarmos o que queríamos”, contou Fátima em relação aos posts com o amado no Instagram.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.