A Fazenda faz Record ser vice no PNT, mas SBT recorre aos centésimos em São Paulo

A Fazenda

A Fazenda empolga a audiência da Record (Imagem: Reprodução / Instagram)

Na briga pela vice-liderança de audiência em São Paulo, no Rio e em todo o Brasil, Record e SBT também brigam com os números. Enquanto uma celebra o 2º lugar em todo o país graças ao reality show A Fazenda, a outra recorre aos centésimos para assegurar o segundo lugar em SP, a principal praça para o mercado publicitário.

Em setembro, a Record fechou na vice-liderança nas médias dia, manhã, tarde e 24 horas, segundo dados do Ibope no PNT (Painel Nacional de Televisão). Na média dia, das 7h às 23h59, a emissora deu 5,6 pontos de média e 12,3% de share (número de televisores ligados). O índice foi 17% maior que o SBT, que marcou 4,8 de média e 10,5% de participação.

Das 7h às 11h59, a TV dos bispos registrou média de 3,3 pontos e share de 12,2%, conquistando a vice-liderança contra 3,2 pontos e share de 11,8% do SBT. Do 12h00 às 17h59, o canal de Edir Macedo assegurou 6,1 pontos de média e 13,2% de participação, resultado 27% a mais do que a concorrência, que ficou com 4,8 pontos e 10,4% de participação no mesmo período.

No horário nobre, das 18h às 23h59, ainda no mês de setembro, a Record venceu o SBT por um placar de 7,0 pontos de média com share de 11,6% contra 6,1 de média e 10% de share com A Fazenda como carro-chefe da grade. E na média 24 horas, a emissora paulista alcançou o segundo lugar com 4,3 pontos de média, 7% acima da terceira colocada, que anotou 4 pontos. No período, o share foi de 11,4 para a vice-líder e 10,7% para a terceira colocada.

Na Grande São Paulo, a Record marcou na média dia 6,2 pontos e 12,8% de share, ou seja, 10% à frente da terceira colocada, que marcou 5,6 pontos e share de 11,6%. Na medição das 24 horas, a Record disse que conquistou a vice-liderança com 4,8 de média.

O SBT, por sua vez, reivindicou o posto e informou que “segue na segunda colocação no ranking geral das audiências na Grande São Paulo”, mas para isso recorreu aos centésimos: 4,82 pontos de média para o canal de Silvio Santos contra 4,76 do principal concorrente.

A manhã da TV da Anhanguera, ainda em SP, foi de vice-liderança e de um crescimento de 8% em relação ao mês anterior: 4 pontos de média. O índice foi 15% superior ao registrado pela Record, que na mesma faixa ficou com apenas 3,4 pontos.

“Somente no último mês de setembro, o SBT alcançou 15 milhões de telespectadores e 6,5 milhões de domicílios na Grande São Paulo”, informou o comunicado da emissora, que completou: “Na média anual, entre janeiro e setembro de 2020, ainda na média/dia, o SBT também ocupa a segunda colocação na principal praça do Brasil. Nesse período, o canal acumula 5,1 pontos de média. A primeira colocada [Globo] tem 13,2 pontos, a terceira [Record] 4,6 pontos, a quarta [Band] colocada tem 1,8 pontos”.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].