Felipe Neto detona imprensa por caso Jacarezinho e desabafa sobre as 25 mortes

Felipe Neto
Felipe Neto criticou a imprensa pela forma como fala sobre o caso Jacarezinho (Imagem: Reprodução / YouTube)

Felipe Neto soltou o verbo contra a imprensa ao falar do caso Jacarezinho. Nesta quinta-feira (6), vinte e cinco pessoas morreram, entre elas um policial civil, num intenso tiroteio durante uma operação da corporação na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.

“O que aconteceu no Jacarezinho foi uma chacina. Ler parte da imprensa chamando de ‘operação’ me embrulha o estômago. Se execução resolvesse crime, o mundo já teria se livrado dele desde a Lei de Talião. Foi chacina, não foi operação”, comentou o youtuber.

Felipe Neto fez referência à operação policial mais letal da história do Rio. Um dos mortos foi o policial civil André Leonardo de Mello Frias, da Delegacia de Combate à Drogas (Dcod). A Polícia Civil declarou que os outros 24 assassinados eram criminosos, mas não revelou as circunstâncias em que foram mortos.

Em nota, a Polícia Civil declarou que fez uma operação contra o crime organizado e que comunicou o Ministério Público sobre a ação, como determina o Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde junho do ano passado, o STF suspendeu operações em favelas durante a pandemia. A decisão permite ações apenas em “hipóteses absolutamente excepcionais”, com o Ministério Público sendo avisado.

Nesta sexta-feira (7), o escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou uma investigação independente sobre a operação policial.

Porta-voz dos Direitos Humanos da ONU, Rubert Colville declarou em Genebra, na Suíça, que há um histórico de uso desproporcional e desnecessário da força pela polícia. “Pedimos que o promotor conduza uma investigação independente e completa do caso de acordo com os padrões internacionais”, afirmou.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›