Felipe Santana conta como é a rotina de um correspondente internacional nos EUA (Imagem: Reprodução / Globo)
Correspondente da Globo em Nova York desde o final do ano passado, Felipe Santana contou, em entrevista ao jornal Extra, como tem sido a sua rotina de trabalho nos Estados Unidos, especialmente num ano atípico como 2020.
VEJA ESSA
No bate-papo, ele deu alguns detalhes de como a pandemia afetou a sua vida profissional. “Eu estava acompanhando a comitiva de Jair Bolsonaro, em Miami, na primeira semana de março. Houve aquele jantar com o presidente americano, Donald Trump, em que foi registrado um primeiro caso da doença. Três pessoas da comitiva acabaram contaminadas depois, e ficamos todos juntos num lugar fechado o tempo inteiro“, iniciou.
Em seguida, detalhou como a forma de trabalhar começou a mudar. “No começo, não trabalhei. Depois, passei a entrar no ar no programa Combate ao Coronavírus, que a Globo exibia, com um celular, direto de casa. A gente teve que ir aprendendo, melhorando as técnicas. Até que recebemos equipamento em casa e comecei a trabalhar com o cinegrafista Lucas Louis, que é meu vizinho”, completou.
Felipe também contou um pouco sobre a expectativa de cobrir as eleições presidenciais neste ano. “Em 3 de fevereiro, eu fui pra Iowa, o primeiro estado onde acontecem as prévias. Estávamos nos preparando desde dezembro, pesquisei a vida de todos os candidatos. Achei que seria a maior cobertura do ano, mas aconteceu isso tudo. As convenções vão ser realizadas. Mas, em 2016, Hillary Clinton estava na frente e vimos o que aconteceu Ainda não há uma programação. Por enquanto, a ideia é nos deslocarmos para lugares muito importantes ficando só do lado de fora“, falou.
Em seguida, o jornalista de 34 anos desmistificou a ideia de que a vida de um correspondente internacional é puro glamour: “A gente não tem rotina, nem mesmo horário de entrada e saída do trabalho. Uma vez eu estava num show, era 1 hora da manhã, e Trump jogou bombas no Irã. Eu tive que sair correndo. A gente está sempre de prontidão. É como se estivéssemos constantemente de plantão“.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.