Fernanda Montenegro encaminhou ao presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, um documento em que mostra interesse em ocupar a cadeira número 17 da instituição. É um movimento histórico e extremamente importante para a cultura nacional.
VEJA ESSA
Segundo o jornal O Globo, nomes ligados à ABL começaram um plano para colocá-la na disputa por uma vaga em 2014. Ao longo dos últimos sete anos, várias pessoas tentaram e nenhuma havia obtido êxito na missão.
A cadeira pensada por Fernanda Montenegro foi de Affonso Arinos de Mello Franco e, sua iniciativa com a carta é uma tradição que todo postulante a uma vaga na Casa de Machado de Assis precisa fazer. O diplomata morreu em março de 2020.
Um dia após a Sessão da Saudade que homenageou Affonso, a Academia abriu oficialmente o período de inscrições de candidatura para uma vaga na instituição.
Ainda de acordo com a reportagem, Marcos Vilaça, defensor da ideia da veterana da Globo na ABL, brincou certa ocasião: “Fernanda eu faço tudo para que você entre, menos ceder a minha vaga”.
Ao G1, a assessoria da artista confirmou: “Enviamos a carta para a candidatura da cadeira número 17, que pertenceu ao saudoso acadêmico Affonso Arinos”.
Antenada
Na semana passada, Fernanda Montenegro fez um desabafo comovente após o incêndio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Eu quero falar aqui o que eu escrevi. O incêndio na nossa Cinemateca Brasileira em São Paulo, é uma tragédia anunciada”, destacou em um vídeo no Instagram.
“Toda a nossa cultura das artes sofre um ‘cala a boca’ neste momento. Mas vamos renascer, tenho certeza. Nós temos certeza”, manifestou. “Das cinzas, vamos renascer. É sagrado o eterno retorno. Das artes, então. Na cultura das artes, então. Um país não existe sem cultura ligada as artes”, finalizou.
Confira a carta na íntegra:
“Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Academia Brasileira de Letras, acadêmico Marco Lucchesi.
Venho, por meio desta, comunicar minha inscrição como candidata à cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão do saudoso Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco.
Respeitosamente,
Fernanda Montenegro (Arlette Pinheiro Monteiro Torres)”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.