A RedeTV!, simpática ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), entrou na mesma linha de preocupação com as outras emissoras de TV em relação aos debates no primeiro turno das eleições deste ano, em especial na quase certa ausência do “capitão” nos encontros.
VEJA ESSA
O canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho se uniu aos executivos de SBT, Globo e Band na preocupação super válida a respeito da possível negativa tanto de Bolsonaro quanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações do jornalista Flávio Ricco, do R7.
Por causa desse problema, os debates no primeiro turno ficariam sem os dois principais oponentes na disputa pelo Palácio do Planalto e, desde que o assunto ganhou força nos bastidores, alguns diretores das emissoras citadas questionaram a necessidade dos debates.
Sem a Record na primeira lista, pelo menos 7 debates para o 1º turno foram confirmados entre os principais canais de TV do país. A CNN Brasil (6 de agosto), seguida por Jovem Pan News (9 de agosto), Band (14 de agosto), RedeTV! (2 de setembro), TV Aparecida (13 de setembro), SBT (24 de setembro) e Globo (29 de setembro) confirmaram os embates.
No 2º turno, mais sete debates, desta vez com a Record entre os confirmados: CNN Brasil (3 de outubro), Band (4 de outubro), Jovem Pan (11 de outubro), RedeTV! (17 de outubro), SBT (22 de outubro), Record (23 de outubro) e Globo (28 de outubro).
Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band, divulgou no primeiro semestre deste ano a exibição de programas eleitorais aos domingos:
“Criamos os domingos eleitorais que são verdadeiras maratonas eleitorais, onde nós vamos ter repórteres entrando o tempo todo até a hora do debate”.
“E um horário que o Brasil inteiro vai poder ver o debate e depois o Canal Livre Especial com representantes dos candidatos desenvolvendo as ideias apresentando nos debates”, frisou.
PT pede para canais como RedeTV! menos debates
O PT (Partido dos Trabalhadores) enviou um ofício para a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) em defesa de uma união inédita entre os canais da TV aberta para a realização de apenas três debates no primeiro turno.
O partido entrou com o ofício acompanhado das legendas, mas pelo menos Globo e Band recusaram a proposta.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.