Filha de Regina Casé revela surdez e dá lição de vida emocionante

Regina Casé

Filha de Regina Casé fez revelação na web (Imagem: Reprodução / Globo)

Filha de Regina Casé, Benedita Casé revelou ao público que sofre de surdez. A herdeira da atriz da Globo deu detalhes da doença que chegou em sua vida ainda criança, aos 4 anos.

“Como assim surda? Mas então como você fala? Nossa, nem parece! Mas como você entende tudo que eu estou falando? E se eu gritar? Essas são algumas frases que escuto quando descobrem que sou surda. Vamos lá…”, começou Benedita em seu perfil no Instagram.

“Eu sou uma surda que ouve. Nasci ouvinte, mas logo em seguida tive uma complicação grave e fui medicada com remédios ototóxicos que acabaram prejudicando minha audição. Aos 4 anos de idade, coloquei aparelho auditivo logo depois que descobrimos a minha surdez – que é severa e nos dois ouvidos!”, enfatizou.

A vida da famosa mudou após a doença, mas continuou em escola regular. “Sempre me virei com os AASIs e a leitura labial. Durante a minha vida inteira eu não sabia como ia ser. Não sabia até onde eu chegaria, como iria me virar, estudar, me formar, trabalhar, casar, ter filho”, lembrou.

A filha de Regina Casé destacou as conquistas. “Mas agora quando olho para trás e vejo tudo o que consegui realizar (me formei em Design Gráfico, trabalho com audiovisual, me casei, tenho um filho), percebo que chegou a hora de aproveitar a minha visibilidade para que outras pessoas que estejam recebendo um diagnóstico nesse momento ou passando por situações semelhantes, busquem reabilitação auditiva e vejam que é possível, sim, ir muito mais longe do que a gente imagina!”, desabafou.

“É a primeira vez que falo publicamente sobre minha surdez. Sabia que chegaria um momento da minha vida em me sentiria mais à vontade para falar sobre isso”, emocionou-se Benedita Casé, que lançou por meio de um perfil em uma rede social a sua história. De uma conversa de 4 horas surgiu um episódio da sua vida no movimento “Surdos que Ouvem”.

O público reagiu nos comentários. “Que linda tua iniciativa!”, comemorou uma fã. “Parabéns por encorajar tantos outros que passam pela mesma situação”, completou. “Que linda história”, apontou outra. “Obrigada por dividir sua história e assim representar tanta gente!”, elogiou uma terceira. “Chorei. Você é maravilhosa”, exaltou mais uma.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Como assim surda? Mas então como você fala? Nossa, nem parece! Mas como você entende tudo que eu estou falando? E se eu gritar? Essas são algumas frases que escuto quando descobrem que sou surda. Vamos lá… Eu sou uma surda que ouve. Nasci ouvinte, mas logo em seguida tive uma complicação grave e fui medicada com remédios ototóxicos que acabaram prejudicando minha audição. Aos 4 anos de idade, coloquei aparelho auditivo logo depois que descobrimos a minha surdez – que é severa e nos dois ouvidos! Estudei em escola regular, sempre me virei com os AASIs e a leitura labial. Durante a minha vida inteira eu não sabia como ia ser. Não sabia até onde eu chegaria, como iria me virar, estudar, me formar, trabalhar, casar, ter filho. Mas agora quando olho pra trás e vejo tudo o que consegui realizar (me formei em Design Gráfico, trabalho com AUDIOvisual, me casei, tenho um filho), percebo que chegou a hora de aproveitar a minha visibilidade para que outras pessoas que estejam recebendo um diagnóstico nesse momento ou passando por situações semelhantes, busquem reabilitação auditiva e vejam que é possível, sim, ir muito mais longe do que a gente imagina! É a primeira vez que falo publicamente sobre minha surdez. Sabia que chegaria um momento da minha vida em me sentiria mais à vontade para falar sobre isso. Foi quando conheci a Paula Pfeifer do Crônicas da Surdez, após ler uma matéria no Caderno Ela do Jornal O Globo e de me identificar com o nome da campanha: SURDOS QUE OUVEM. Na mesma hora pensei: “opa! faço parte desse grupo!” Mandei uma mensagem para a Paula pelo Instagram (nunca havíamos nos visto na vida!), marcamos um encontro e ficamos durante 4 horas conversando. Finalmente eu havia achado uma pessoa com um discurso muito parecido com o meu. Achei no “Surdos que Ouvem”, uma oportunidade de contar um pouco da minha história e compartilhar com tanta gente que também está passando pelas mesmas situações. Meu episódio vai sair no próximo domingo, dia 28 às 20h no IGTV do @cronicasdasurdez na fanpage Crônicas da Surdez e no site http://www.surdosqueouvem.com Vai lá ouvir a minha história e conhecer as outras incríveis histórias! #surdosqueouvem

Uma publicação compartilhada por Benedita Casé Zerbini (@beneditazerbini) em

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].