Como sabido, Gaby Amarantos é engajada em várias causas importantes e as defende com vigor. Ao falar do movimento pela Amazônia, a cantora reclamou da falta de representatividade de artistas da região do Norte nessas campanhas.
VEJA ESSA
A paraense apareceu em seu perfil do Twitter refletindo sobre essa falta de protagonismo dos nortistas:
“Tô cansada de me chamarem pra movimento pela Amazônia sem protagonismo dos artistas do norte. A luta é de todo mundo mas uma das formas de se fazer certo e lembrar que nós povos de lá é quem temos que ser a voz que conta essa história! Esse lugar é nosso”.
Gaby Amarantos cobra atitude dos grandes representantes
Gaby deu um verdadeiro ultimato, protestando para que as pessoas diretamente envolvidas na causa tomem mais a frente:
“Falar da floresta sem os povos da floresta não dá mais! Esse é um manifesto pacífico de alguém que está cansada de ser convidada pra projetos pró-Amazônia sem nos dar o devido respeito.Já está na hora de valorizamos as pessoas que são da floresta, povos indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários que lutam por ela e representantes dessa cultura tão rica”.
Por fim, a artista pontuou que não há desculpas para não dar espaço à toda galera do Norte:
“Nós temos compositores pra escreverem músicas sobre nós, temos cantores, agitadores culturais, temos agências publicitárias, cineastas, artistas com vivência e herança. Existe um universo que não aguenta mais ficar oculto, a luta é de todos mas não dá mais pra seguir no ato falho de suprimir nossas vozes”.
Confira:
TÔ CANSADA DE ME CHAMAREM PRA MOVIMENTO PELA AMAZÔNIA SEM PROTAGONISMO DOS ARTISTAS DO NORTE. A LUTA É DE TODO MUNDO MAS UMA DAS FORMAS DE SE FAZER CERTO E LEMBRAR QUE NÓS POVOS DE LÁ É QUEM TEMOS QUE SER A VOZ QUE CONTA ESSA HISTÓRIA!!!
ESSE LUGAR É NOSSO— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 21, 2022
FALAR DA FLORESTA SEM OS POVOS DA FLORESTA NÃO DÁ MAIS! Esse é um manifesto pacífico de alguém que está cansada de ser convidada pra projetos pró-Amazônia sem nos dar o devido respeito.
— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 22, 2022
Já está na hora de valorizamos as pessoas que SÃO da floresta, povos indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários que lutam por ela e representantes dessa cultura tão rica. Nós temos compositores pra escreverem músicas sobre nós, temos cantores, agitadores culturais
— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 22, 2022
temos agências publicitárias, cineastas, artistas com vivência e herança. Existe um universo que não aguenta mais ficar oculto, a luta é de todos mas não dá mais pra seguir no ato falho de suprimir nossas vozes!#GabyAmarantos #Amazônia #FlorestaAmazonica
— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 22, 2022
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.