Galvão Bueno dividiu uma angustia com os seus seguidores no Instagram sobre a propagação do novo coronavírus na população que mora em favelas. A contaminação não aconteceu nas comunidades do país ainda, mas a preocupação de autoridades e famosos sobre a chegada iminente do vírus levantou questionamentos do narrador da Globo.
VEJA ESSA
O veterano de 70 anos fez o vídeo em seu escritório, em casa, seguindo as recomendações de médicos e autoridades nacionais e internacionais. Trabalhando em casa, ele mostrou aflição. “Não há dúvidas que esse vírus tão sério, esse drama que estamos vivendo, chegou ao Brasil pelas elite porque foi trazido por quem tenha vindo da Europa, da Ásia, dos EUA e agora vai se espalhando”, apontou.
Angustiado, Galvão destacou que uma atenção especial com a bolsa de valores, com a alta do dólar, com as questões da economia não era errado, mas questionou: “E quando esse vírus chegar às favelas? E quando esse vírus chegar – Deus que nos livre – aos grotões da mais profunda pobreza do nosso país?”.
“Como colocar quem trabalha no dia-a-dia em sistema de home office? Se essas pessoas precisam do trabalho no dia-a-dia porque se não as famílias vão passar fome. Como evitar que essas pessoas possam usar o sistema coletivo de transporte se eles precisam trabalhar? Porque se eles não trabalharem, não vão sustentar suas famílias. Em alguns lugares nem água corrente tem para lavar as mãos, onde vão arrumar dinheiro para comprar álcool gel?”, indagou o global, visivelmente preocupado.
Para a principal voz das transmissões esportivas da Globo, todas as mensagens são importantes. “Todos nós estamos nos movimentando pra isso. Tenho acompanhado todas as decisões, muitas delas muito corretas, mas onde está o grande projeto da atenção social a essas pessoas menos favorecidas?”, questionou.
Confira o desabafo completo:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].