Gilberto Braga planejava refazer Brilhante sem cortes da censura

Gilberto Braga
Gilberto Braga tinha projetos que ficaram engavetados (Imagem: Reprodução / Memória Globo)

Gilberto Braga, que morreu no último dia 26, tinha preparado uma releitura de Brilhante, originalmente exibida em 1981. Segundo informações do portal F5, o autor sugeriu à Globo a trama Intolerância para ocupar a faixa das 23h na emissora.

João Ximenes Braga revelou que chegou a finalizar 80 capítulos da nova versão do projeto com Gilberto e contou que a trama traria a história real de Brilhante, já que a primeira versão foi censurada pela ditadura militar.

O projeto, no entanto, foi engavetado pela Globo. Agora, o parceiro do autor tenta que a história, ao menos, seja disponibilizada para estudantes e pesquisadores. Ele ainda defende que a emissora carioca disponibilizasse os capítulos originais de Babilônia, última novela de Gilberto que foi ao ar em 2014.

No último fim de semana, o viúvo de Braga, Edgar Moura Brasil, deu entrevista ao Fantástico, e falou sobre a perda nesta semana. O decorador ainda lembrou qual a novela favorita do novelista.

Ele ficou deprimido por achar que Dancin’ Days (1978) era um fracasso. Viajamos por um tempo antes de serem entregues os últimos capítulos. Ele achava uma porcaria e não entendia porque as pessoas estavam sempre assistindo nos hotéis. Sempre foi muito crítico. Outro dia, ele falou que a novela preferida foi Celebridade (2003)”, desabafou.

Edgar Moura Brasil, que durante quase 50 anos foi casado com Gilberto Braga, mostrou para a repórter Renata Capucci o lugar onde nasceram as tramas e personagens que entraram para a história da TV.

Ele passava a noite aqui em claro, acordado. Achava que tinha mais silêncio, mais calma. Começava a trabalhar umas oito horas da noite e ia até as seis da manhã, sete”, contou o viúvo do autor.

Edgar lembrou com saudade das excentricidades do marido: “Às vezes, ele até parava pra jantar. O que era muito doido, jantar à meia-noite, uma hora. Então ele falava um pouco da novela”.

O decorador ainda revelou que tinha um privilégio: “Toda a obra dele eu li antes. Ele acabava de escrever e a primeira coisa que fazia era me mandar o capítulo pra ler”.

A homenagem ao escritor de novelas também contou com entrevistas de Gloria Pires e Fabio Assunção, que foi um dos protagonistas de Celebridade ao lado de Malu Mader, Cláudia Abreu e Marcio Garcia:

Ele discutia o topless, ele discutia o beijo entre pessoas do mesmo sexo. Era um requinte o texto do Gilberto para mim em Celebridade. Esses textos que eu falava em Celebridade mostravam um perfil psicológico muito importante, que são as pessoas que acham que são o que não são”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.