Aos 79 anos, Gilberto Gil foi eleito por maioria absoluta à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta quinta-feira (11). O cantor venceu com 21 votos.
VEJA ESSA
“Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha“, declarou o famoso em rede social, após a conquista.
Gilberto Gil acompanhou a votação diretamente da casa de amigos em Ipanema, na Zona Sul do Rio, já que uma norma da ABL proíbe que candidatos participem da sessão.
Com a conquista, o baiano passa a ser, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL. O outro imortal é o escritor e professor Domício Proença Filho, que foi presidente da academia em 2016 e 2017.
”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, acadêmico Marco Lucchesi.
Participaram da eleição na ABL 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual — um não votou por motivo de saúde.
Gil é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. Entre 1998 e 2019, ele recebeu 9 prêmios Grammys, segundo a sua página oficial. Em 1999, foi nomeado Artista pela Paz, pela Unesco.
Em 2001, o famoso ainda foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Gilberto Gil também chegou a participar da política, ao aceitar ser ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante dois mandatos do ex-presidente Lula.
Ver essa foto no Instagram
Fernanda Montenegro imortal
Na semana passada, Fernanda Montenegro, às vésperas de seu 92º aniversário – no próximo dia 16 – foi anunciada como a nova integrante da Academia Brasileira de Letras. A veterana assume a cadeira 17, que foi de Affonso Arinos de Mello Franco.
A escolha de Fernandona foi, de certa forma, consagradora. É que ninguém se inscreveu para disputar tal vaga com ela, o que pode ser entendido com uma reverência à atriz, de contribuições inestimáveis para a televisão, o teatro e o cinema.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]