A Globo fez uma grande operação no seu Jornalismo para atualizar o público a respeito do ataque a tiros ocorrido durante um comício de Donald Trump nos Estados Unidos, na noite deste sábado (13). A clássica vinheta de Plantão, porém, não foi utilizada.
A emissora ampliou os intervalos de Família é Tudo para encaixar atualizações com o Jornal Nacional sobre o ocorrido com o ex-presidente, que está bem após o ataque.
Em determinado momento, César Tralli ficou por longos minutos na pausa na novela para falar sobre o caso. No outro comercial, Ana Paula Araújo atualizou o público sobre a situação de Donald Trump.
Diferente do que normalmente ocorre com notícias fortes, a Globo preferiu não utilizar a vinheta do plantão. Ela já tem sido utilizada com menos frequência na programação.
Por isso, o canal carioca optou por fazer longas pausas no folhetim de Daniel Ortiz para entrar ao vivo com os dois âncoras que assumiram hoje o Jornal Nacional.
Situação extraordinária na Globo e no Jornal Nacional
Algumas coisas ocorreram de forma rara no Jornal Nacional neste sábado. A apresentação do telejornal foi feita durante boa parte com os âncoras em pé. Eles acionaram os correspondentes em quase toda a edição.
A edição foi chamada de “especial” por César Tralli e Ana Paula Araújo e também contou com vários momentos de falas que estavam fora do roteiro. O jornalista até chegou a usar o seu celular e ler ao vivo publicações de políticos pelo mundo.
Que jornalista é César Tralli. O homem traduz e apura ao vivo. #JN pic.twitter.com/6qyUb4kFcs
— Brenno (@brenno__moura) July 14, 2024
“JORNAL NACIONAL ESPECIAL” #JornalNacional #JN pic.twitter.com/wcajfeVcxL
— Luiz Ricardo (@excentricko) July 13, 2024
Cabe ressaltar que Donald Trump foi escoltado por seguranças e retirado do palco do comício após serem ouvidos sons de tiros. Em determinado momento da imagem, é possível ver algo que parece ser sangue na orelha do político.
O Serviço Secreto dos EUA já informou para a imprensa mundial que ele está seguro e que medidas de proteção foram implementadas ao seu redor.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]