Globo adota protocolo de segurança semelhante ao de estúdios internacionais

Globo
Regina Casé (Lurdes) e Taís Araújo (Vitória) em cena de Amor de Mãe; Globo adota normas rígidas para retomada de gravações (Imagem: Divulgação / Globo)

Assim como as produtoras de todo o mundo, a Globo também definirá protocolos de segurança devido ao coronavírus. A emissora vai adotar várias medidas que estão tornando-se praxe nas produções de TV mundo afora, para retomar as gravações de suas novelas.

Segundo o jornal Extra, o abraço do momento em que Lurdes (Regina Casé) finalmente vai encontrar Domênico (Chay Suede) até será liberado nas sequências de Amor de Mãe, mas a primeira ordem é que cenas de contato físico sejam suspensas.

Em Portugal, por exemplo, uma atriz beijou uma bola de tênis para que o rosto do seu par romântico fosse inserido digitalmente na pós-produção. No Reino Unido, atores são orientados a evitar aproximação. No documento britânico, revelado pelo portal Screen Daily, entretanto, não há especificações sobre cenas de sexo.

No canal dos Marinho, a norma é o corte, por ora, de cenas externas. A presença de figurantes também está descartada.

Já a dramaturgia britânica será mais flexível. As filmagens ao ar livre só ficarão restritas em determinadas áreas públicas. Em casos essenciais, a locação vai precisar passar por uma higienização; do contrário, a área deverá ser isolada por 72 horas.

Nos Estúdios Globo há também uma norma a respeito de comidas nos sets, que não poderão ficar mais expostas. O famoso bandejão ficará fechado; os atores terão que trazer as próprias refeições de casa.

Na terra da Rainha Elizabeth II, a regalia foi cortada. Já na Austrália, um documento disponibilizado no site do governo, traz a proibição do compartilhamento de copos, talheres e garrafas. Estuda-se colocar bebedouros nos quais não será necessário encostar as mãos.

Os roteiros dos estúdios de Hollywood não deverão ser mais impressos em papel. A Globo deve adotar a mesma medida. A ideia já vinha sendo estudada pela emissora há um tempo como forma de evitar spoilers.

Outra mudança que será adotada tanto aqui, quanto lá fora é o fato dos artistas chegarem às cenas, preferencialmente, sem o auxílio de novos profissionais. No Reino Unido, uma brecha foi aberta para grandes produções, mas com higienização rígida. Maquiadores, por exemplo, deverão passar a utilizar materiais descartáveis.

As trocas de roupas também passarão a ser ainda mais escassas. A partir de agora, os personagens deverão aparecer com o mesmo figurino em diversas cenas. Nas produções australianas, o objetivo é ter apenas uma área para a troca de roupas. A lavagem das peças também devem ocorrer de maneira individual para evitar várias araras e contato.

Em entrevista recente ao Canal Brasil, Murilo Benício revelou que a Globo cogitou confinar o elenco das novelas em um hotel dias antes do retorno às gravações. No Reino Unido, a norma também foi levantada, sobretudo para os atores contratados de outros países, “presos” 14 dias antes de entrarem em um set.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com