Após dividir o “Vale a Pena Ver de Novo”, por uma semana, com os últimos capítulos de “Cordel Encantado” (2011), “Por Amor” passou a ocupar todo o horário da faixa de reprises nesta segunda-feira (6). Com isso, a Globo exibiu, pela primeira vez, a abertura da novela de Manoel Carlos, que, assim como a de “Belíssima” (2005), reapresentada ano passado, sofreu alterações. A emissora também intensificou a edição do folhetim.
Na nova abertura, os créditos, antes em letras azuladas e garrafais, ficaram brancos e diminuíram de tamanho. O estilo da fonte, contudo, remete ao da versão original. As passagens de bloco também foram modificadas, com a troca dos trechos da abertura usados no “estamos apresentando” e “voltamos a apresentar” (confira nos tweets abaixo). No Twitter, as mudanças suscitaram tantos elogios quanto críticas.
Os usuários queixaram-se “mais fortemente” da supressão de cenas, como a que Helena (Regina Duarte) desdenha de Laura (Vivianne Pasmanter), depois desta questionar a virgindade de Eduarda (Gabriela Duarte), então casando-se com Marcelo (Fábio Assunção), seu ex. O capítulo 6 original foi reduzido de 40 para cerca de 20 minutos; a novela ficou no ar, com intervalos, entre 16h40 e 17h53.
Contudo, a edição, que visa atender à classificação indicativa (livre), parece cuidadosa – diferente de “Celebridade” (2003), por exemplo, que, quando reprisada, entre 2017 e 2018, foi praticamente mutilada em seu terço final, em razão da audiência aquém das expectativas da Globo. Esta é a segunda passagem de “Por Amor” pelo “Vale a Pena Ver de Novo”; a primeira, em 2002, contou com 139 capítulos. A novela foi reapresentada, em 2010 e 2017, pelo Canal Viva, na íntegra.
Confira:
Comparação das aberturas: Por Amor pic.twitter.com/g0WHHIvjrX
— Pedro (@PedroFuocoA) 6 de maio de 2019
— Diogo (@diogo_cc) 6 de maio de 2019
Comparando a abertura original da novela e a reprise em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, percebe-se que os créditos perderam cor e tamanho, aliás, é uma praxe das aberturas atuais terem fontes tão miúdas que em alguns casos dificultam até a visualização do elenco. #PorAmor pic.twitter.com/mupv5gRqzk
— Hugo Leo ♐️ (@hugoleonardods) 6 de maio de 2019
A Globo nao entende, que se é vale a pena ver de novo, é ver como da outra vez.
Pra que mexer na abertura? #PorAmor— Bonitão (@BonitaoPricceli) 6 de maio de 2019
@RedeGlobo devolva a abertura original esticada de #PorAmor igual a do viva pelamordeDeus ???? e a vinheta de intervalo também…ta horrivel.assim muito zoom
— Gil Bezerra (@gilbezerraa) 6 de maio de 2019
cortaram o slut shaming da Helena na Laura: “usadinha, rodadinha, né amorzinho?” #PorAmor pic.twitter.com/aakcejcWn3
— Por Amor no VPVN (@juliohamm) 6 de maio de 2019
Amando rever #PorAmor mas , eles estao cortando muito 🙁
— Ana Vera (@AnaVeraGarcia) 7 de maio de 2019
#PorAmor Se era pra picotar toda, pra que reprisar?
— Larissa Maia (@lalamayga) 6 de maio de 2019
Odiando os cortes, Globo. Não se faz isso com clássicos. #PorAmor
— Ana (@_anapinheiro1) 6 de maio de 2019
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.