A Globo, confrontada nas redes sociais e na justiça por conta do reduzido número de negros no elenco de “Segundo Sol”, já tomou cuidados, junto à equipe da novela, para reverter a situação.
Segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, a ordem nos bastidores é dar preferência, sempre que possível, para a escalação de atores negros. Nas cenas de Severo (Odilon Wagner) com seus quatro advogados, por exemplo, um deles será negro. Tal núcleo ganhará relevância com os problemas que a construtora de Severo enfrentará, com prédios na eminência de um desabamento.
Vale lembrar que a polêmica – oriunda da ambientação de ‘Sol’ na Bahia, estado com maior percentual de população negra no Brasil, segundo o IBGE – já rendeu à emissora uma notificação recomendatória do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O debate, inclusive, chegou ao jornal britânico “The Guardian”, com direito à manchete sensacionalista. Atualmente, “Segundo Sol” conta com sete atores negros no elenco fixo: Cláudia di Moura (Zefa), Danilo Ferreira (Acácio), Fabrício Boliveira (Roberval), Ícaro Zulu (Doni), João Acaiabe (Pai Didico), Roberta Rodrigues (Doralice) e Tarsila Lima (Júnia).
Saiba Mais:
Conselho Federal de Relações Públicas divulga nota de repúdio à menção da profissão em “Segundo Sol”
“Segundo Sol”: Laureta chama Maura de quenga e acaba presa
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.