Globo anuncia o lançamento de 194 títulos com o mercado independente

Cena da série O Jogo Que Mudou A História
Globo anuncia o lançamento de 194 títulos com o mercado independente (Imagem: Bernardo Jardim / Globo)

No painel Primetime Globo: Do Plim ao Play: aqui tem Brasil pra todo mundo, no Rio2C, principal evento voltado para a indústria criativa no país, o diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, Erick Brêtas, falou sobre os diversos modelos de negócio da Globo.

Ele pontuou que o com produtoras independentes vem crescendo e como essa parceria vem contribuindo de forma crescente com a indústria audiovisual brasileira.

Em 2022, a Globo ampliou o investimento no mercado independente e planeja lançar 194 projetos com o mercado e mais de 1.089 horas de conteúdos nas quatro principais plataformas de atuação da empresa: TV aberta, TV paga, streaming e cinema.

Veja Também

Os canais pagos respondem pela maior parte desse volume, com 129 lançamentos planejados para 2022. Na Globo Filmes, serão 44 lançamentos com primeira janela nos cinemas, sendo 28 obras de ficção e 16 documentários. No Globoplay, serão 17 produções originais desenvolvidas com produtoras independentes.

A TV Globo completa a lista com quatro produções, entre elas o reality The Masked Singer. Somando todas as suas plataformas, a Globo recupera e amplia os patamares de produções independentes do pré-pandemia.

Novas produções estão chegando em breve no Globoplay

Além de confirmar títulos que serão lançados em 2022, Brêtas anunciou novos projetos do Globoplay em fase de desenvolvimento e produção que devem estrear a partir de 2023.

Conteúdos de variados formatos e gêneros fazem parte dessa lista, como os filmes Originais Enterre Seus Mortos com a RT Features, Dona Vitória em coprodução com a Conspiração em parceria com a MyMama Entertainment e Ainda Estou Aqui com a Videofilmes em parceria com Mact e RT Features.

Entre as novas séries, Rainha, com a Gullane Entretenimento em coprodução com Moon Lodge Pictures, dr4g0n ao lado da Casa de Cinema de Porto Alegre e O Jogo Que Mudou A História com a AfroReggae Audiovisual e Paranoid BR são alguns exemplos das próximas produções.

“A Globo se orgulha de ser a maior fomentadora do audiovisual brasileiro. A relação entre o mercado independente e as plataformas do grupo já tem pilares sólidos nos Estúdios Globo, nos nossos canais pagos e na Globo Filmes e agora ganha o reforço do streaming. Queremos continuar investindo e contando histórias de brasileiros para brasileiros, valorizando cada vez mais a cultura nacional. Hoje estamos anunciando novas produções para o Globoplay que reforçam o compromisso de longo prazo com a nossa indústria criativa”, afirmou Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.

Dona Vitória, um filme Original Globoplay, marca o retorno de Fernanda Montenegro ao cinema, após anos trabalhando exclusivamente para a TV. Com direção de Breno Silveira (Dois Filhos de Francisco) e roteiro de Paula Fiuza, ‘Dona Vitória’ é produzido pela Conspiração em parceria com a MyMama Entertainment.

Na trama, Vitória (Fernanda Montenegro) é uma senhora solitária que, aflita com a violência que passa a tomar conta da sua vizinhança e cansada do conformismo dos vizinhos, começa a filmar da janela de seu apartamento, a movimentação de traficantes de drogas durante meses, na esperança de chamar a atenção da polícia. Silvio Guindane vive um jornalista que faz amizade com Vitória e tenta ajudá-la.

Elencos com grandes nomes para as produções

Selton Mello e Marjorie Estiano estrelam o filme Original Globoplay Enterre Seus Mortos, baseado no romance homônimo de Ana Paula Maia (‘Desalma’) e dirigido pelo premiado Marco Dutra, que também assina o roteiro, com Caetano Gotardo. A produção é da RT Features.

No filme, Edgar Wilson (Selton Mello) é um sujeito soturno que trabalha como removedor de animais atropelados em estradas, e seu colega de trabalho é um padre excomungado, Tomás (Danilo Grangheia). O protagonista namora Nete (Marjorie Estiano), sua chefe, que é quem lhe passa as chamadas das ocorrências. Num clima de faroeste fantástico, a vida de Edgar se torna, aos poucos, um caos absoluto.

Ainda Estou Aqui, primeiro filme de ficção de Walter Salles em 10 anos, é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, dona de casa que se vê obrigada a virar ativista de direitos humanos após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar.
Com roteiro de Murilo Hauser, o longa é produzido pela Videofilmes em parceria com Mact e RT Features. É um projeto muito pessoal para Walter, que é amigo da família Paiva desde a adolescência.

História de vida de Xuxa Meneghel em uma série

A vida da apresentadora Xuxa será tema da série ficcional ‘Rainha’. O projeto revela a trajetória de Xuxa, de menina do interior a “Rainha dos Baixinhos”, acompanhando a intimidade, os bastidores e muito mais sobre a pop star mais icônica da América Latina.

A série Original Globoplay terá oito episódios e é uma produção Globoplay e Gullane Entretenimento em coprodução com Moon Lodge Pictures. Daniela De Carlo é criadora e diretora da série e escreve os roteiros com Patricia Corso e Clara Peltier. A estreia está prevista para 2024.

dr4g0n é o primeiro Original Globoplay sobre E-Sports, em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre. É uma comédia, em que uma família decreta falência e passa a ter seu sustento atrelado à equipe de E-Sports dos filhos. O time é administrado por Ana Paula, a irmã mais velha, e tem como principal jogador o filho mais jovem, Daniel, ou como é conhecido no jogo, dr4g0n, um gênio incontestável do game, mas sem talento algum para as relações pessoais.

A série foi criada por Tiago Rezende, que também assina os roteiros, com Tomás Fleck e Ana Saki, e a direção, com Ana Luiza Azevedo. ‘dr4g0n’ tem supervisão de Jorge Furtado.

O Jogo Que Mudou A História, série Original Globoplay em parceria com a AfroReggae Audiovisual e a Paranoid BR, vai mostrar a ascensão das facções criminosas no Rio de Janeiro. Na trama, a partir da união de presos políticos com traficantes violentos, uma rebelião transforma o presídio de Ilha Grande no berço de uma guerra.

O projeto foi criado por José Junior, que é fundador da AfroReggae Audiovisual, com quem o Globoplay já produziu as séries ‘Arcanjo Renegado’ e ‘A Divisão’. A série tem direção geral de Heitor Dhalia.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Henrique Carlos
Apaixonado por televisão e cinema, desde 2009 trabalha com internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.
Veja mais ›