Globo arrisca tudo com LFU e coloca Brasileirão no colo da Record; entenda a negociação
Tudo leva a crer que a Globo vai perder os direitos de transmissão do bloco de times da LFU (Liga Forte União) para a Record. A emissora carioca quer algo que a organização não está disposta a dar.
O canal da família Marinho tem acordo com a Libra, que conta com times como Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Grêmio, entre outros, para o Campeonato Brasileiro de 2025 a 2029.
A ideia da Globo é manter o principal campeonato de futebol do país no seu catálogo e de maneira exclusiva. Sendo assim, a meta é garantir os pacotes da TV aberta, TV paga e streaming.
De acordo com o canal Futeboteco, a Globo fez uma proposta, em parceria com o Prime Vídeo, para a compra dos direitos de todos os jogos da LFU, que reúne Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Botafogo, entre outros.
Globo quer tudo e Record vê acordo próximo com a LFU
A rival da Record quer um contrato para todos os seus canais, ou seja: Globo, na TV aberta, SporTV, na TV por assinatura, e Premiere e Globoplay, no streaming.
A LFU, por sua vez, tem deixado o trabalho de venda para a LiveMode, que pretende fatiar as negociações em pacotes para arrecadar mais dinheiro. A Globo paga R$ 1,3 bi por ano para a Libra pela totalidade dos jogos.
A queda de braço abre margem para a Record, que acompanhada do YouTube, está disposta a desembolsar mais de meio milhão por temporada apenas pelos jogos na TV aberta.
A Record está no páreo e tem mostrado força nos bastidores para adquirir os 38 jogos exclusivos na TV aberta, mas nada está fechado oficialmente.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].