A Globo assegurou o primeiro lugar isolado em audiência no mês de outubro, no PNT (Painel Nacional de Televisão). Contudo, a média da programação do principal canal do país sofreu mais um golpe. Em resumo: o Plim Plim atingiu a pior média da sua história.
VEJA ESSA
Com reprises na faixa das 19h, com Pega Pega, e às 21h, com Império, a Globo sofreu drasticamente. No mês passado, a TV marcou 10,8 pontos de média e 30% de share (número de televisores ligados) nas 24h.
A Globo ficou bem distante da Record, que ocupou a vice-liderança no ranking com 4,6 pontos de média. O SBT ficou em terceiro lugar com apenas 3,4 pontos de média. A Band, quarta colocada, anotou 1,0 ponto de média. A RedeTV! apareceu logo atrás com 0,4 ponto de média.
Comparação
Em março de 2020, primeiro mês da pandemia, a média era de 14,4 pontos e 36% de participação. Em 2004, o melhor ano da Globo desde o início dos anos 2000, a média foi de 19,0 pontos e 57% de televisores sintonizados na média 24h.
Entre março de 2020 e outubro de 2021, a Globo perdeu 1 em cada 5 telespectadores na média 24 horas no PNT (Painel Nacional de Televisão). Em 19 meses, a queda de share foi de 25%.
Programação fraca
A Globo passou os últimos meses com edições especiais de novelas como Pega Pega e Império nas principais faixas. Mesmo com a inédita Nos Tempos do Imperador, a audiência não reagiu na faixa das 18h.
O Clone, no lugar de Tititi no Vale a Pena Ver De Novo, ainda não mostrou serviço. O mesmo vale para Malhação – Sonhos, novo fracasso da faixa das novelas para o público jovem. Mais tarde, o Jornal Nacional pagou o pato pelo mau desempenho da faixa de novelas.
O mesmo vale para a linha de shows. Mesmo com o sucesso do The Masked Singer, a audiência não foi o suficiente para uma mudança nos números finais de outubro. Aos finais de semana, o Caldeirão com Mion se apresentou como o grande acerto dos últimos dois meses. O Domingão com Huck, engatinhando na grade, se manteve líder.
Confira o ranking completo:
1º Globo 10,79
2º Record 4,55
3º SBT 3,42
4º Band 0,99
5º RedeTV! 0,36
6º TV Cultura 0,22
7º SporTV 0,21
8º Viva 0,21
9º GloboNews 0,18
10º AXN 0,18
11º Discovery Channel 0,15
12º Record News 0,14
13º Discovery Kids 0,14
14º Rede Vida 0,14
15º Cartoon Network 0,13
16º Universal TV 0,13
17º Megapix 0,12
18º Gloob 0,11
19º TNT 0,10
20º Discovery Home & Health 0,10
21º ESPN Brasil 0,09
22º Multishow 0,09
23º Warner 0,07
24º Space 0,07
25º Star Channel 0,06
26º TNT Series 0,06
27º TV Gazeta 0,06
28º Discovery ID 0,06
29º SporTV 2 0,06
30º TLC 0,06
31º Telecine Action 0,05
32º GNT 0,05
33º CNN Brasil 0,05
34º History 0,05
35º Boomerang 0,05
36º Nickelodeon 0,05
37º Telecine Pipoca 0,05
38º Animal Planet 0,05
39º Comedy Central 0,04
40º FX 0,04
41º Telecine Premium 0,04
42º National Geographic 0,04
43º TV Novo Tempo 0,04
44º Sony 0,04
45º Cinemax 0,04
46º Studio Universal 0,03
47º Canal Brasil 0,03
48º Discovery Turbo 0,03
49º Paramount Network 0,03
50º Disney Channel 0,03
51º CNT 0,03
52º Nick Jr 0,03
53º RIT 0,03
54º Telecine Fun 0,03
55º Telecine Touch 0,03
56º SporTV 3 0,03
57º ESPN 0,03
58º Nat Geo Wild 0,03
59º AMC 0,02
60º Fox Sports 0,02
61º Band News 0,02
62º H2 0,02
63º HBO 0,02
64º Disney Jr 0,02
65º Star Life 0,02
66º A&E 0,02
67º HBO2 0,02
68º Food Network 0,02
69º Lifetime 0,02
70º MTV 0,02
71º Disney XD 0,02
72º TELECINE CULT 0,01
73º TV Senado 0,01
74º E! Entertainment 0,01
75º HGTV 0,01
76º TV Escola 0,01
77º TV Câmara 0,01
78º TBS 0,01
79º BandSports 0,01
80º SyFy 0,01
81º ESPN 2 Brasil 0,01
82º Fox Sports 2 0,01
83º Shoptime 0,01
84º Futura 0,01
85º AgroMais 0,00
86º TCM 0,00
87º Terra Viva 0,00
88º Arte 1 0,00
89º Film & Arts 0,00
90º Prime Box Brazil 0,00
91º Travel Box Brazil 0,00
92º Sabor & Arte 0,00
93º Nat Geo Kids 0,00
94º TV Justiça 0,00
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].