Globo bate o martelo e confirma estreia de Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos do Imperador
Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella) em Nos Tempos do Imperador; novela estreia no dia 9 de agosto (Imagem: Divulgação/ Globo)

Após vários adiamentos por causa da pandemia da covid-19, Nos Tempos do Imperador já tem data para estrear na tela da Globo. A emissora carioca bateu o martelo e confirmou que o folhetim começará a ir ao ar na faixa das 18h no dia 9 de agosto, substituindo a edição especial de A Vida da Gente.

A obra criada por Alessandro Marson e Thereza Falcão – e dirigida por Vinícius Coimbra – começou a ser gravada em março de 2020, mas a pandemia fez com que as filmagens fossem interrompidas. Os trabalhos nunca pararam totalmente, mas as gravações retornaram apenas em novembro do ano passado.

Para a novela, o folhetim utilizou, além dos Estúdios Globo e externas no Rio de Janeiro, os municípios de Barra do Piraí e Rio de Flores. Na Chapada Diamantina, na Bahia, foram realizadas, também antes da pausa nas filmagens, cenas que envolvem as expedições de Dom Pedro II e Teresa Cristina pelo Brasil.

Em comunicado, a Globo disse que a confirmação da data de estreia emocionou os autores. “Foi a mesma sensação de ter uma sinopse aprovada, o melhor sentimento possível”, lembrou Alessandro. “Estamos escrevendo ‘Nos Tempos do Imperador’ desde março de 2018 e foi um choque gigante ficar sem saber, pelas circunstâncias mundiais da pandemia, quando iríamos lançar. Mas não paramos em nenhum momento”, complementou Thereza.

Ambientada no Rio de Janeiro, Nos Tempos do Imperador é uma trama de época que se desenvolve num Brasil que ainda busca sua identidade e acompanha momentos importantes da vida do Imperador Dom Pedro II (Selton Melo), da Imperatriz Teresa Cristina (Leticia Sabatella), de Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), além de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes), ao longo dos anos.

“O resgate do contexto histórico somado às histórias envolventes e inspiradoras dos protagonistas constroem uma novela com muita brasilidade, que promete gerar identificação com o público e abrir debates para temas contemporâneos”, ressaltou o diretor artístico Vinícius Coimbra.

O diretor ainda destacou o novo processo de gravação: “Estamos fazendo algo inédito. Normalmente, na estreia, temos 18 capítulos gravados e ficamos trabalhando com uma frente de 10, 12 capítulos em uma semana de gravação. Nessa novela, fomos montando o roteiro otimizando as gravações com elenco, estúdio e equipes”.

“Às vezes, gravamos em um mesmo dia os capítulos 28 e o 80, por exemplo. Gravar com todo esse espaço em um único dia, encontrar a emoção desses personagens levando em conta esse intervalo é mais um desafio para os atores, direção e continuidade. Mas estamos aprendendo a fazer novela dessa forma. O protocolo nos provoca a fazer algumas coisas diferentes do que estávamos acostumados. Contamos a nossa história seguindo todas as normas e com todos muito empenhados para fazer o melhor possível”, afirmou o diretor.

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›