Durante uma entrevista com uma mulher que denunciou o abuso sexual do marido, o Encontro com Fátima Bernardes exibido pela Globo na última quinta-feira (6) cometeu o erro de borrar o rosto da vítima, mas não distorcer a sua voz.
VEJA ESSA
Segundo o Notícias da TV, apesar de parecer um deslize pequeno, o detalhe que pode passar despercebido para a maioria tende a prejudicar a entrevistada, uma vez que ela pode ser identificada por causa da voz.
O recurso chamado “voz de pato” é utilizado para disfarçar a voz dos entrevistados que desejem manter o anonimato, normalmente em casos de acusações sobre crimes; trata-se de uma forma de manter a veracidade dos depoimentos e proteger os depoentes.
A reportagem conduzida pela repórter Mona Lisa Duperron tratava do caso de uma mulher que teve suas fotos íntimas tiradas pelo companheiro sem consentimento e divulgadas nas redes sociais. Durante as imagens exibidas, tanto a jornalista quanto a apresentadora ressaltaram que a mulher preferiu não se identificar.
A reportagem exibiu cerca de cinco minutos de entrevista com a personagem em questão. A vítima chegou a relatar que fez o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o marido e conseguiu uma medida protetiva, na qual o obriga a manter distância dela.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.