Globo corta cena polêmica de Buscapé em O Cravo e a Rosa

O Cravo e a Rosa

Globo corta cena de O Cravo e a Rosa envolvendo Buscapé, personagem de Luiz Antônio do Nascimento (Imagem: Reprodução / Viva)

A Globo tirou uma cena do capítulo desta terça-feira (21) de O Cravo e a Rosa envolvendo o personagem Buscapé, vivido por Luiz Antônio do Nascimento, e Catarina, papel de Adriana Esteves. Na cena original, o menino negro pintou o rosto e o corpo de branco.

Na história exibida nos anos 2000, Buscapé disse que queria “ser branco”. “Nunca ouvi maior disparate! Qual o problema em ser preto, moleque? Uma cor tão boa, como outra qualquer. Ou fica dando ouvido a essas pessoas que não tem o que fazer e pensam que uns são melhores que os outros, hein?”, criticou Catarina.

O garoto reagiu e discursou: “Madrinha, uns são melhores que os outros! Os meninos brancos vão para a escola, estudam. Os moços brancos viram doutores. E eu? Não sei ler nem escrever. Já sou grande e nem as letras dos meus nomes eu conheço. Deixa eu me pintar de branco! Se eu fosse branco tinha de tudo”.

“Eu vou te ensinar a ler, a escrever também. A fazer conta, tudo! Quando já tiver aprendido, eu te boto na escola com os meninos do seu tamanho”, prometeu a mocinha.

Globo alvo de protesto

A web reparou no corte feito pela Globo e protestou contra a decisão. O Cravo e a Rosa entrou no ar no início de dezembro na nova faixa de reprises da emissora.

Confira a repercussão na web:

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].

[grid_popup id=1283489]