Globo corta cenas envolvendo sexualidade e homofobia em Império

Império
José Mayer (Cláudio) em Império; Globo elimina cenas relacionadas a sexualidade e homofobia na edição especial (Imagem: Estevam Avellar / Globo)

Polida, a edição especial de Império (2014) vem deixando de lado cenas que abordam de forma controversa a homofobia e a sexualidade. No capítulo de quinta-feira (6), por exemplo, o público não viu um diálogo entre Claudio (José Mayer) e Beatriz (Suzy Rêgo), no qual o cerimonialista cita de forma equivocada a sua própria orientação sexual, tratando por “opção” e “estilo de vida“.

Também não foi mostrado o momento em que Enrico (Joaquim Lopes) critica o casamento entre homossexuais afirmando que “aqui é Brasil, a banda toca um pouco diferente“. “Já pensou eu, casando com o meu namorado? Ai que nojo“, disse o rapaz, para a perplexidade de seus pais, em sequências que podem ser vistas apenas na versão original, disponível no Globoplay.

Tesoura

A Globo, contudo, tem poupado a tesoura nas reprises do momento. Ontem (7), apenas uma ação de merchandising envolvendo Julinho (André Arteche) ficou de fora da edição de Tititi (2010). Malhação – Sonhos (2014) e A Vida da Gente (2011) seguem na base de um capítulo original. Império desacelerou e está também neste ritmo desde a última terça-feira (4).

Lá…

Como não poderia ser diferente, a pandemia será mencionada na quarta temporada de Sob Pressão, ainda sem data de estreia prevista na Globo, mas não vai ser o tema principal da trama. A nova leva de episódios vai se inspirar em histórias reais que ocorreram antes da pandemia, como incêndio no hospital Badim, no Rio de Janeiro, em setembro de 2019.

… e cá

Coincidentemente ou não, a também quarta temporada da série americana The Good Doctor, disponível no Globoplay, dedicou os seus primeiros dois episódios para falar sobre a crise da pandemia no país, mas o restante da história se passa em um futuro próximo, onde o coronavírus é citado pelos personagens como sendo um problema superado.

O mercado mudou

Contratos por obra viraram uma realidade tão comum na TV que Marianna Armellini, no ar em Salve-Se Quem Puder, na Globo, está gravando no Uruguai a nova temporada de El Presidente, produção da Amazon. Assim como Charles Paraventi, que enquanto pode ser visto na atual fase de Gênesis, na Record, filma a série O Anjo de Hamburgo, na Globo.

Vale conferir

Uma Gota de Esperança
Larissa Carvalho e o filho Théo, protagonistas de Uma Gota de Esperança; documentário debate o teste do pezinho (Imagem: Carol Salgado / Globo)

O Globoplay lançou nesta sexta-feira o documentário Uma Gota de Esperança, baseado na história real da repórter Larissa Carvalho, da Globo Minas, e de seu filho Théo. O pequeno de 5 anos não anda, não senta e não fala por conta de uma doença que não metaboliza proteínas, acarretando na perda de neurônios. O quadro poderia ter sido evitado se a patologia fosse detectada no teste do pezinho.

O exame aplicado pelo Sistema Único de Saúde, no entanto, rastreia apenas seis das 50 doenças que poderiam ser identificadas nos primeiros dias de vida de um bebê. O diagnóstico mais completo está disponível apenas em clínicas particulares. Um projeto de lei aprovado pelo Senado dias atrás visa ampliar o alcance do teste no SUS; resta agora o presidente da República Jair Bolsonaro sancionar.

Falando nisso…

O roteiro do capítulo 90 de Roda de Fogo (1986), que o Globoplay não conseguiu recuperar, está disponível no site do autor Marcílio Moraes. Boa pedida para quem quer saber tanto do conteúdo, quanto do ofício. Confira aqui!

Duh Secco e Daniel RibeiroDuh Secco e Daniel Ribeiro
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Daniel Ribeiro, editor-assistente e repórter especial do RD1, respectivamente, e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›