Globo cresce com novelas, enquanto Record e SBT caem com novas apostas

Globo
Globo sobe na audiência com novelas, enquanto Record e SBT não emplacam com novos folhetins (Imagem: Reprodução – Globo – Record – SBT / Montagem – RD1)

A Globo iniciou o ano com baixa audiência em praticamente todos os horários das suas novelas, mas desde fevereiro, quando estreou Além da Ilusão, o canal iniciou uma empreitada em busca do público perdido. Com a estreia de Pantanal, a emissora deu mais um passo.

No ar desde dezembro, a edição especial de O Cravo e a Rosa conquistou 13,0 pontos de média em sua 18ª semana e elevou sua média geral para 12,9 pontos.

O Clone, no ar desde outubro do ano passado, não começou a sua saga da melhor maneira, mas desde o fim de Malhação viu um crescimento dos mais importantes nos números. Na semana passada, sua 26ª, a trama obteve 17,0 pontos e 15,0 de média geral.

Veja Também

Próxima do fim, O Clone não garantiu uma substituta até o momento. A Globo não bateu o martelo sobre a sucessora, mas vários folhetins foram apontados para o Vale a Pena Ver De Novo, principalmente as histórias que marcaram a faixa nobre nos últimos anos.

Com Larissa Manoela e Rafael Vitti, Além da Ilusão terminou a sua 9ª semana com 19,7 pontos de média e 17,9 pontos de parcial. O folhetim do horário das 18h recebeu a missão de anular a crise de audiência do horário, acentuada com a exibição de Nos Tempos do Imperador.

A emissora da família Marinho ainda não superou totalmente a crise da faixa das 19h. Com Quanto Mais Vida, Melhor!, a casa começou muito mal, mas obteve um pequeno fôlego nos últimos dias. Em sua 20ª semana, o folhetim rendeu 21,0 pontos de média e 20,0 no geral.

Pantanal, por sua vez, não apenas reverteu a audiência deixada por Um Lugar ao Sol como deu esperança para a Globo, que não descartou a meta dos 35 pontos de média na faixa nobre. Em sua 2ª semana, a produção fechou com 28,0 pontos de média e 27,0 pontos no geral.

Enquanto Globo cresce com novelas, Record e SBT caem

A Record, no caminho inverso, fez feio com Chamas da Vida. A 6ª semana da reprise obteve 4,2 pontos de média semanal e 4,4 pontos na média geral.

Inédita, Reis fechou a 3ª semana com recorde negativo, 8,8 pontos, com 9,1 pontos de média geral. Em sua 2ª semana e longe do exigido pela Record, a reprise de Jesus registrou recorde negativo, com apenas 6,6 pontos de média, e 6,9 pontos de média geral.

No SBT, Mar de Amor ficou na lanterna entre as novelas da casa, com apenas 4,0 pontos de média em sua 17ª semana, e 4,2 pontos de média geral. Amanhã É Para Sempre, angariou 4,4 pontos de média em sua 19ª semana, e 5,5 pontos de média geral.

Vendida como um grande sucesso, Se Nos Deixam não alcançou a média esperada pela casa. Na última semana, a 12ª, chegou aos 5,0 pontos de média, sendo 5,5 pontos de média geral.

Inédita, a 3ª semana de Poliana Moça anotou 7,6 pontos de média e repetiu a primeira semana, e marcou até aqui 7,7 pontos de média geral. Por fim, Carinha de Anjo encerrou a sua 27ª semana com 6,8 pontos de média, o mesmo índice da média geral.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.
Veja mais ›