Globo dá “rasteira” na Fifa e paga bem menos que o planejado por Mundial

A Globo surpreendeu o mercado esportivo ao fechar um acordo com a DAZN para a transmissão do novo Super Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos em 2025.

Globo
Globo conseguiu fechar acordo para torneio (Imagem: Reprodução / Globo)

A emissora carioca garantiu os direitos de exibição por um valor muito inferior ao inicialmente solicitado pela Fifa, frustrando as ambições financeiras da entidade máxima do futebol. A informação foi divulgada pelo UOL.

O torneio contará com a participação de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, e será exibido pela Globo, SporTV e também pela CazéTV, que fechou um pacote próprio com a DAZN.

Fifa tinha meta bilionária com Globo, mas recuou

Quando anunciou o novo formato do Mundial, a Fifa projetava arrecadar até US$ 4 bilhões com direitos de transmissão e ações de marketing, com valores próximos aos praticados na Copa do Mundo.

A entidade chegou a procurar a Globo nesse período, mas as conversas não avançaram diante da pedida considerada alta demais.

A mesma dificuldade se repetiu com outros grandes grupos de mídia ao redor do mundo, e a Fifa foi obrigada a reformular a estratégia comercial.

Acabou fechando um acordo global de cerca de US$ 1 bilhão com a DAZN, plataforma de streaming que conta com investimentos sauditas e enfrentava desafios financeiros nos últimos anos.

Após a DAZN adquirir os direitos, a empresa passou a negociar sublicenças, incluindo com a CazéTV e a Globo. A emissora carioca garantiu um pacote robusto: terá direito a todos os jogos dos clubes brasileiros, além da partida de abertura, as semifinais e a final.

O valor pago pela Globo foi descrito como muito inferior aos praticados em Copas do Mundo, representando uma “rasteira comercial” em relação à meta inicial da Fifa.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]