A Globo já está em fase final para bater o martelo sobre qual novela vai substituir História de Amor na faixa da “Edição Especial”, exibida nas tardes da emissora.

A principal candidata no momento é O Profeta (2006), remake da novela homônima dos anos 1970, adaptada por Duca Rachid e Thelma Guedes.
A informação foi revelada pelo jornalista José Armando Vannucci durante um programa ao vivo e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais.
Criada em 2020, a “Edição Especial” foi uma estratégia da Globo para frear o crescimento da audiência da Record nas tardes.
Desde então, seis novelas já passaram por esse espaço e todas conseguiram manter a liderança de audiência em São Paulo, a principal praça do país. O bom desempenho da faixa consolidou a aposta da emissora, tornando-a um espaço fixo na programação.
A favorita da Globo para o horário
Apesar de O Profeta ser a favorita no momento, outros títulos também estão no páreo. Entre eles, Anjo Mau (1997), sucesso de Alessandra Negrini como a vilã Nice, e Cordel Encantado (2011), novela de época que mistura realismo mágico com regionalismo nordestino.
Essas produções também têm forte apelo junto ao público e são frequentemente citadas nas redes quando se discute possíveis reprises.
A decisão final, no entanto, ainda pode demorar algumas semanas. Isso porque História de Amor, de Manoel Carlos, ainda tem aproximadamente 53 capítulos originais restantes.
Como a edição atual exibe cerca de 1,5 capítulo por dia, há margem de tempo para que a Globo avalie com calma qual obra ocupará o espaço.
Vale lembrar que, embora a grade preveja exibições de segunda a sábado, a novela atual vem sendo frequentemente interrompida por conta de eventos esportivos ou mudanças na programação, o que pode alterar o ritmo da exibição e, consequentemente, a data de encerramento.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]