Rivais na busca por audiência na TV paga desde que a Disney extinguiu a Fox Sports, a Globo, por meio do SporTV, e a ESPN entraram em uma guerra histórica por números no Ibope e até por pessoal. Contudo, o novo capítulo envolvendo os canais iniciou por causa de uma marca.
VEJA ESSA
As duas empresas de comunicação começaram um duelo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pela marca Bate-Bola. O conglomerado de mídia da família Marinho tentou a renovação do nome, usado regularmente entre Copas do Mundo de 1978 e 2002, mas foi barrado por uma contestação do canal da Disney, segundo o Notícias da TV.
A Globo pediu a renovação do direito do uso do nome há algumas semanas por uma questão de protocolo. Todavia, o INPI afirmou que a ESPN garantiu autorização para o uso do título desde 2008. O instituto negou o pedido inicial e pediu para a Globo a contestação da decisão.
Bate-Bola fez história na Globo antes da ESPN
Pelo outro lado, a ESPN foi consultada, mas não respondeu até o momento. Bate-Bola foi um título usado pela Globo em pelo menos cinco edições da Copa do Mundo. A estreia ocorreu na Copa da Argentina, em 1978, e o programa era exibido nos dias dos jogos da Seleção Brasileira.
Em 1982, na Espanha, o Bate-Bola seguiu como especial do evento. Em 1986, no México, o programa não foi ao ar. Em 1990, na Itália, a Globo voltou com a atração. Em 1994, nos EUA, o especial ficou na gaveta, e só retornou em 1998, na França, e em 2002, na Copa do Mundo sediada na Coreia e no Japão.
Em seu último ano, o programa independente era exibido logo após os jogos do Brasil, com apresentação de Galvão Bueno, Foi a partir do projeto que nasceu o Bem, Amigos!, no ar no SporTV, mas que teve o seu fim decretado para o final do ano por causa da saída do narrador.
O Bate-Bola da ESPN estreou com o mesmo título, mas com o acréscimo “com o Assinante”. Em 2008, mudou para o original e não saiu do ar. Em 2021, foi o programa mais utilizado pela grade do canal esportivo.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.