Globo e Walcyr Carrasco saem vitoriosos de processo envolvendo novela

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco e a Globo se livraram de processo por acusação de plágio (Imagem: Reprodução / Globo)

A Justiça de São Paulo tomou decisão sobre processo que a Globo e o autor Walcyr Carrasco estavam sofrendo. Eles foram absolvidos de uma acusação de plágio de O Outro Lado do Paraíso, trama das 21h que foi exibida entre outubro de 2017 e maio de 2018.

Segundo informações do UOL, a decisão foi da juíza Thania Pereira Teixeira De Carvalho Cardin, da 36ª Vara Cível de São Paulo.

A Globo e o novelista estavam sendo acusados por uma escritora de copiar uma obra literária inspirada na lenda do João de Barro. Ela, então, pediu uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil, que foi negado pela juíza.

Na defesa, Walcyr Carrasco negou a acusação de plágio e anexou no processo uma lista de diferenças entre a novela da emissora carioca e o livro citado na ação.

A Globo, por sua vez, fez o mesmo e ainda apontou as diferenças entre as obras. Segundo o canal, a novela das 21h é uma releitura do clássico O Conde de Monte Cristo e não tem relação com o livro baseado na lenda do João de Barro.

“Ao abordar os quesitos da parte autora, compara a perita as personagens principais das duas obras em questão e certifica que não há qualquer elemento entre elas que autorize concluir que a novela escrita e produzida pelos requeridos foi baseada ou copiada da obra da autora”, declarou a juíza.

“As personalidades e comportamentos dos atores principais, bem como os desfechos dados para cada um dos personagens diferem-se nas obras analisadas, a inexistir qualquer prova que indique ter ocorrido a violação do direito autoral da parte autora a comportar ressarcimento“, finalizou a magistrada.

No ano passado, Walcyr Carrasco também foi alvo de uma ação judicial, destava vez envolvendo a novela A Dona do Pedaço (2019) e uma acusação grave. O escritor Arlindo José de Freitas Ribeiro acusa o autor e a Globo por suposto plágio na trama estrelada por Juliana Paes.

“A novela [A Dona do Pedaço] apresenta identidades em diversos pontos à obra do autor, em suma, há conflito que resulta em tragédia separando casal, ambos enganados que seu par estava morto, ela descobre que está grávida, anos depois um quase reencontro, um ao saber de alguém com o nome exatamente igual fica intrigado e procura investigar, há reencontro e o par toma ciência de que é o pai”, apresenta os advogados do escritor, no ano passado.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›