Globo e Walcyr Carrasco são acusados de plágio por A Dona do Pedaço

A Dona do Pedaço
Juliana Paes como Maria da Paz em A Dona do Pedaço; novela é alvo de ação judicial (Imagem: Reprodução / Globo)

Walcyr Carrasco e Globo estão juntos em uma ação judicial envolvendo a novela A Dona do Pedaço (2019) e uma acusação grave. O escritor Arlindo José de Freitas Ribeiro acusa a dupla por suposto plágio na trama estrelada por Juliana Paes.

De acordo com as informações do site Notícias da TV, o processo está registrado na 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro desde o dia 23 de setembro. O autor argumenta que é o responsável pelo romance Orient Express: Sonhar Não É Proibido, com registro único feito na Biblioteca Nacional, em 2009.

No documento, Arlindo José diz que enviou o trabalho para a Editora Moderna e para a Globo. A editora recusou e a emissora da família Marinho não deu resposta sobre a publicação, mas teria ficado com o material.

“A novela [A Dona do Pedaço] apresenta identidades em diversos pontos à obra do autor, em suma, há conflito que resulta em tragédia separando casal, ambos enganados que seu par estava morto, ela descobre que está grávida, anos depois um quase reencontro, um ao saber de alguém com o nome exatamente igual fica intrigado e procura investigar, há reencontro e o par toma ciência de que é o pai”, apresenta os advogados do escritor.

Em seu romance, Ribeiro afirma que existe um conflito entre nazistas e judeus. Na novela, o duelo sangrento entre famílias inimigas. Até a direção de uma cena é apontada como semelhante ao livro para enriquecer o argumento de plágio.

Procurada, a Globo garante que a notificação sobre o processo não chegou até o momento: “Nós adotamos uma série de protocolos visando a proteção contra esse tipo de acusação, mas, por uma questão estratégica, não podemos especificar quais”.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.