Globo esconde sexo gay, homofobia e agressão em reprise de Fina Estampa

Fina Estampa
Globo cortou cenas em que Crô é vítima de homofobia em Fina Estampa (Imagem: Divulgação / Globo)

A novela Fina Estampa vem sofrendo diversos cortes de cenas em sua exibição especial no horário nobre da Globo. E com apenas três semanas no ar, já é possível identificar as tramas e personagens que perderam relevância nesta nova versão.

No capítulo que foi ao ar no dia 28, em um compacto de cenas exibidas originalmente em 31 de agosto e 1º de setembro de 2011, ficou de fora ações que não empolgaram o público na época, como a saga de René Junior (David Lucas) em busca de uma namorada pela internet e a crise no casamento de Ester Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach).

Várias outras cenas também ficaram de fora, entre elas uma em que o Crô (Marcelo Serrado) recebe um namorado secreto em casa e, no dia seguinte, não reage a comentários homofóbicos na praia por conta do bom humor causado pela noite de sexo.

Confira essas e outras sequências que ficaram de fora da reprise:

Fina Estampa
Conflitos de Esther e Paulo perderam espaço na trama (Imagem: Reprodução / Globo)

DR do casal sem graça

Após decidir fazer inseminação artificial para realizar o sonho de ser mãe, Esther não se sentiu totalmente apoiada por Paulo, sem saber que na verdade que é o marido quem não pode ter filho. Em cenas que o público não viu na edição especial, os dois dormem afastados na cama e iniciam o novo dia discutindo sobre o assunto. Pressionado, o irmão de Tereza Cristina (Christiane Torloni) volta a mentir e diz que se sente totalmente pronto para ser pai.

Fina Estampa
Crô teve noite de amor com personagem desconhecido (Imagem: Reprodução / Globo)

Noite de amor e homofobia descabida

Também foram vítimas do “facão” as cenas em que Crô recebe um amante misterioso em casa. O rapaz, cuja a identidade nunca foi revelada, vai embora antes do amanhecer, quase é flagrado por Vanessa (Milena Toscano), e deixa Crô na saudade, refletindo sobre os momentos em que passaram juntos.

No dia seguinte, a empolgação da noite de sexo fez que o personagem desconsiderasse uma atitude homofóbica de Gigante (Eri Johnson) e Juan (Carlos Machado) na praia. Os dois marmanjos parodiaram a música Garota de Ipanema, de Tom Jobim, com trechos bem preconceituosos: “Olha que coisa mais feia, é a bicha sem graça, com essa roupinha, que vem e não passa…”.

Fina Estampa
Baltazar partiu para cima da filha, mas levou a pior (Imagem: Reprodução / Globo)

Baltazar e o escândalo no baile funk

Ao flagrar a filha Sol (Carol Macedo) dançando no palco de um baile funk, Baltazar (Alexandre Nero) parte para cima dela e acaba apanhando de vários rapazes que estavam na festa. O personagem, entretanto, acabou virando um personagem cômico ao longo da história, ficando de lado o seu comportamento agressivo, o que talvez explica a ausência das cenas na nova exibição.

Fina Estampa
JR usou foto de personagem de Carlos Casagrande para impressionar garota (Imagem: Reprodução / Globo)

David Jr e a pegação online

Afim de arrumar uma namorada, David Jr usava de todas as artimanhas possíveis, entre elas a usar perfis falsos para surpreender as garotas em uma rede social de paquera na internet. Em cenas que também foram excluídas, o jovem usa uma foto de Juan (Carlos Casagrande) para conseguir marcar um encontro com uma mulher. Na época, a trama até que teve desdobramentos, mas não empolgou muito a audiência.

Fina Estampa
Público não viu Dagmar expôr o seu corpo no horário nobre da Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

O dia começou sem banhos quentes

As cenas gratuitas de nudez também ficaram de fora na reprise, como uma sequência em que Dagmar (Cris Viana) toma banho de mangueira no quintal, com direito a closes quase ginecológicos.

PRÓXIMA MATÉRIA→

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.

RECEBA NOTIFICAÇÕES GRÁTIS