A Globo não falou a verdade ao dizer que Marcius Melhem deixou a empresa em comum acordo. Na investigação feita pela Delegacia da Mulher do Rio de Janeiro, os executivos e o setor de Compliance do canal informaram que a sua dispensa foi provocada por “práticas abusivas” como diretor do departamento dos programas de humor.
VEJA ESSA
A informação foi dada pela revista Piauí na última segunda-feira (14). A matéria estava bloqueada desde agosto de 2021 pela Justiça a pedido do ex-global. No dia 31 de janeiro, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a publicação.
Em agosto de 2020, a Globo declarou que a decisão pela saída de Marcius Melhem foi provocada por “uma série de iniciativas para os desafios do futuro e, com isso, adotado novas dinâmicas de parceria com atores e criadores em suas múltiplas plataformas”.
Na época, Mônica Albuquerque, diretora do Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico, pediu para que a verdade fosse dita, mas a alta cúpula descartou a possibilidade. Segundo documentos expostos pela revista, as acusações de Dani Calabresa eram um caso isolado.
Compliance da Globo começa no início de janeiro de 2020
No dia 6 de janeiro de 2020, Albuquerque afirmou em e-mail enviado para Helcio Alves Coelho, advogado da Globo e membro do departamento de Compliance, disse que o caso Melhem x Calabresa tinha solução.
Segundo ela, a atriz estava passando por “instabilidade emocional decorrente de frustrações no trabalho” e o diretor por um “gap de gestão”.
Contudo, no dia 23 de janeiro, Mônica descobriu mais casos de assédio e determinou que o compliance fosse acionado. No dia 16 de março, a decisão:
“Com base na apuração realizada, a Comissão de Ética e a gestão da empresa decidiram pela rescisão imediata do contrato do executivo, perdendo desta forma o seu cargo de gestão, e pela suspensão por quatro meses dos seus contratos de ator e roteirista. Após o período de afastamento, Carlos Henrique Schroder avaliará o seu retorno”.
Melhem, contudo, não voltou ao trabalho. Em agosto, a Globo comunicou: “A Globo e Marcius Melhem, em comum acordo, encerraram a parceria de 17 anos de sucessos. O artista, que deu importante contribuição para a renovação do humor nas diversas plataformas da empresa, estava de licença desde março para acompanhar o tratamento de sua filha no exterior”.
Um período depois, assim que os relatos estouraram na imprensa, Albuquerque conversou com a revista Piauí e desabafou: “Alertei a área de comunicação da empresa para a necessidade de que fosse dada uma indicação clara da motivação do afastamento, o que não foi atendido”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.