Globo estanca crise de audiência em Goiás e vê Record desabar

Globo
Matheus Ribeiro, da TV Anhanguera; afiliada da Globo consegue reverter crise na audiência após anos atrás da Record (Imagem: Divulgação / TV Anhanguera)

Uma das praças mais problemáticas para a Globo, Goiás conseguiu reverter o problema de audiência que vinha apresentando nos últimos tempos, através de um novo posicionamento na sua linha editorial e até uma forcinha da Record, que estava “barrando” o progresso da TV Anhanguera, afiliada da poderosa. 

De acordo com o site Notícias da TV, o motivo para a emissora conseguir fazer a virada foi a mudança do posicionamento, abordando pautas mais populares e abrindo espaço para notas policiais.

Crimes locais passaram a ser explorados com maior frequência; porém, passando longe do sangue no vídeo e do sensacionalismo como arma para atrair a audiência. 

Além disso, os textos dos telejornais ficaram mais leves e o figurino mudou: ao invés do tradicional terno e gravata, os homens passaram a vestir roupas mais informais. A estratégia não só deu certo, como também recebeu um empurrãozinho da concorrência quando o novo diretor de Jornalismo na Record, que impôs novas diretrizes, fez a afiliada da rede de Edir Macedo perder na audiência, caindo para até o quarto lugar.

A emissora goiana tem registrado um aumento significativo nos índices dos noticiários, tornando-se líder como o Jornal Anhanguera 1ª Edição, exibido na hora do almoço, após anos perdendo constantemente pela concorrente. Já a 2ª Edição, também cresceu após a participação de Matheus Ribeiro, seu âncora, no Jornal Nacional. O Bom Dia Goiás também se consolidou.

Já na Record, as novas ordens do novo diretor de jornalismo Eduardo Caruso, que migrou da Bahia, praça na qual o canal de Edir Macedo tem o melhor desempenho, não tem dado certo com o povo goiano.

Dentre as estratégias utilizadas por Caruso e que mais tem incomodado os funcionários é o de transformar qualquer assunto em notícias sensacionalistas, para o descontentamento dos colaboradores da afiliada. 

As decisões afastaram o público em todos os horários dedicados à programação regional, assim como em rede. Procurado pelo Notícias da TV, Caruso desconversou afirmando que não poderia falar em nome da emissora.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.