Globo estuda sucessos de audiência para substituir A Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo
Publicado por Marina Costa em 22/12/2025
A Globo já avalia mudanças no Vale a Pena Ver de Novo após o desempenho abaixo do esperado de A Rainha da Sucata (1990). A novela voltou ao ar no último dia 3 de novembro como parte das comemorações dos 60 anos da emissora, mas não conseguiu reagir no ibope.
Globo estuda sucessos de audiência para substituir A Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo (Imagem: Divulgação/Globo)
Com média de 13,3 pontos, a trama estrelada por Regina Duarte supera apenas Paraíso Tropical (13,1) entre as reprises recentes da faixa. O número fica distante de outros títulos exibidos no mesmo pacote comemorativo, como Tieta e A Viagem, que tiveram desempenho bem mais sólido.
Internamente, a avaliação é que o apelo do folhetim de Silvio de Abreu não dialogou com o público atual do horário vespertino. A dificuldade de crescimento acendeu o sinal de alerta na emissora, que já trabalha com a possibilidade de troca no primeiro trimestre.
A previsão é que A Rainha da Sucata deixe a programação em março de 2026. Até lá, a Globo deve definir qual título assume a missão de recuperar audiência e manter a estabilidade da faixa, considerada estratégica para a grade.
Como de costume, a escolha passa por análises de repercussão, memória afetiva e viabilidade de edição, já que cortes são inevitáveis para adequação ao horário e aos padrões atuais da TV aberta.
Veja quais são as novelas favoritas para assumir a faixa
Murilo Benício e Débora Secco em América (Imagem: Divulgação/Globo)
América (2005) Apesar de um início conturbado, a trama de Glória Perez cresceu na reta final e ficou marcada pelo romance entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Sempre pedida pelo público, já passou pelo Viva e está no Globoplay, mas nunca voltou à TV aberta.
Paolla Oliveira e Sérgio Guizé em A Dona do Pedaço (Imagem: Divulgação/Globo)
A Dona do Pedaço (2019) Um dos maiores sucessos recentes de Walcyr Carrasco, a novela tem forte apelo popular e personagens marcantes. O principal desafio seria a quantidade de cortes necessários para adequação ao horário vespertino.
Bianca Bin e Marieta Severo em Outro Lado do Paraíso (Imagem: Divulgação/Globo)
O Outro Lado do Paraíso (2017) Após uma primeira fase fraca, a trama virou fenômeno com a vingança de Clara (Bianca Bin). É vista como uma aposta de risco controlado, devido ao alto reconhecimento do público.
Dira Paes e Nanda Costa em Salve Jorge (Imagem: Divulgação/Globo)
Salve Jorge (2012) Mesmo tendo ido mal na exibição original, a novela faz enorme sucesso no streaming. A Globo, porém, teme repetir na TV aberta um desempenho abaixo do esperado, como já ocorreu com Paraíso Tropical.
A decisão final ainda está em aberto, mas a expectativa é que a Globo opte por um título mais recente, tentando equilibrar nostalgia, apelo popular e potencial de audiência no Vale a Pena Ver de Novo.
Embora populares, essas produções exigiriam cortes extensos e não oferecem a mesma segurança de audiência de clássicos considerados “infalíveis”, como Alma Gêmea e A Viagem, parâmetro que a Globo ainda tenta repetir no Vale a Pena Ver de Novo.
Escrito por
Marina Costa
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).