O público que acompanha a reta final de Avenida Brasil no Vale a Pena Ver de Novo se livrou da obrigação de assistir muitas cenas desnecessárias que recheavam os capítulos originais da novela em 2012, como o quadrado amoroso formado por Cadinho (Alexandre Borges), Noêmia (Camila Morgado), Verônica (Débora Bloch) e Alexia (Carolina Ferraz) e o namoro de Débora (Nathalia Dill) e Iran (Bruno Gissoni).
VEJA ESSA
As tramas são mantidas na edição do VPVD, mas com muitos cortes de diálogos desimportantes. No capítulo do último dia 5 de março, por exemplo, não foi mostrado que Cadinho perdeu um de seus principais clientes após dormir em uma reunião do trabalho por não aguentar a rotina cansativa com suas três esposas – também ficou de fora da edição uma D.R. do empresário com as causadoras da insônia.
Em outra sequência, o público pôde acompanhar o encontro de Débora e Iran em uma exposição de arte, onde aconteceu o primeiro beijo entre eles, mas ficou de fora a cena anterior, em que o jogador de futebol flerta com ex-namorada do Jorginho (Cauã Reymond) e os dois combinam o encontro.
A fase rica de Monalisa (Heloísa Perissé) também vem sofrendo cortes. Foi excluído o momento em que Silas (Aílton Graça) invade o apartamento da ex-mulher e flagra um encontro entre ela e um arquiteto.
Em cenas já do dia seguinte, não foram mostradas conversas entre a ex de Tufão (Murilo Benício) com Olenka (Fabíula Nascimento) sobre o novo pretendente, e também ficou de fora a sequência em que Iran conta para as duas que está apaixonado por Débora.
Além dessas cenas, ficaram de fora outros momentos do capítulo original, como a desculpa que Zezé (Cacau Protásio) inventa para ser liberada do trabalho e ajudar Jorginho a encontrar os sequestradores de Carminha (Adriana Esteves) e também um passeio de Max (Marcello Novaes) e Ivana (Letícia Isnard) de barco após a irmã de Tufão descobrir que o marido comprou a embarcação.
Com as mudanças na edição, todo as cenas exibidas originalmente no dia 23 de agosto de 2012 foram mostradas em apenas 28 minutos, perdendo 34 minutos de arte. Com isso, portanto, cada capítulo de Avenida Brasil no Vale a Pena Ver de Novo representa dois originais, preservando inclusive os congelamentos que tanto marcaram o folhetim de João Emanuel Carneiro há 8 anos.
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].