A Globo confirmou um novo passo estratégico rumo à expansão global de suas produções. A emissora brasileira assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Telemundo Studios, braço da NBCUniversal Telemundo Enterprises.

O objetivo da parceria está em coproduzir e desenvolver conteúdos roteirizados premium voltados ao público do Brasil, dos Estados Unidos e do mercado internacional.
A parceria prevê o desenvolvimento de filmes e séries originais que serão lançados como Globoplay Originals no Brasil e exibidos nas plataformas de transmissão e streaming da Telemundo nos EUA.
Ainda sem títulos e formatos definidos, os projetos terão como foco a criação de propriedade intelectual (IP) com apelo global, mirando tanto o público latino quanto as novas audiências internacionais.
Aliança entre Globo e outra potência de conteúdo latino
Segundo Javier Pons, Chief Content Officer e Head da Telemundo Studios, o acordo é uma ponte criativa entre o Brasil e o mundo hispânico.
“Com nossa expertise única e capacidade de produzir conteúdo que ressoa globalmente, esta parceria vai fortalecer nosso alinhamento editorial e abrir caminho para projetos roteirizados premium que conectam com audiências além-fronteiras”, disse.
A colaboração reforça uma relação de longa data entre as duas empresas. Globo e Telemundo já uniram forças anteriormente na adaptação de novelas brasileiras de sucesso para o público hispânico, como Vale Tudo (Vale Todo), O Clone (El Clon) e Fina Estampa (Marido en Alquiler), além da série Amores Roubados (Jugar con Fuego).
De acordo com Manuel Belmar, Diretor de Produtos Digitais da Globo, o memorando de entendimento é parte da estratégia da empresa de se consolidar como uma força global de storytelling.
“Ao unir nossas forças, estamos confiantes de que podemos desenvolver histórias envolventes que não apenas ressoam no Brasil e nos EUA, mas também expandem nosso alcance internacional, em um momento em que a narrativa global é mais importante do que nunca”, afirmou.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]