Globo ganhará novo concorrente na TV aberta que promete abalar o mercado

A Globo vai ganhar um novo concorrente na TV aberta: o X-Sports, canal do Grupo Kalunga voltado exclusivamente para esportes, promete balançar o mercado televisivo.

Globo
Globo ganha novo concorrente esportivo (Imagem: Reprodução / Globo)

 

A nova emissora ocupará a antiga frequência da MTV Brasil, ativa entre os anos 1990 e 2013, e deve iniciar suas transmissões em breve.

Parceria com a ESPN e grandes campeonatos

Um dos maiores trunfos do X-Sports é a parceria com a ESPN, que sublicenciará conteúdo de seus canais. Estão confirmadas as transmissões de sete campeonatos de peso, incluindo:

  • Premier League (Inglaterra)
  • LaLiga (Espanha)
  • Serie A (Itália)
  • Liga Portugal
  • EFL Championship (segunda divisão inglesa)
  • Copa do Rei da Espanha
  • Copa da Alemanha

A ESPN continuará com prioridade na escolha dos jogos e não participará da produção do conteúdo do X-Sports, que contará com uma equipe própria.

Modelo inspirado no Esporte Interativo

O canal esportivo terá uma proposta semelhante à do Esporte Interativo, que marcou a TV aberta antes de migrar para a TV por assinatura em 2018.

Além da ESPN, o X-Sports deve anunciar outras parcerias para diversificar o conteúdo.

A trajetória do Grupo Kalunga na TV

O Grupo Kalunga, que controla a frequência do canal 32 desde 2014, já tentou lançar outros projetos de TV. Um deles foi a Loading, emissora voltada para cultura pop, animes e games, que encerrou atividades em 2021 após dificuldades financeiras.

Atualmente, parte da grade do canal 32 é ocupada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, mas a estreia do X-Sports deve marcar uma nova fase da emissora e acirrar a disputa por audiência com grandes canais, como a Globo.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]