O Grupo Globo divulgou neste domingo (1º), e repercutiu no “Jornal Nacional” desta segunda-feira (2) e no portal G1, uma lista de diretrizes para jornalistas, de seus diversos veículos, no uso de redes sociais. A carta, assinada por João Roberto Marinho – presidente do Conselho Editorial do grupo –, visa não comprometer a “percepção de que exercem a profissão com isenção e correção”.
No documento – incorporado aos Princípios Editorais da Globo, divulgado em agosto de 2011 –, João Roberto fala sobre o advento das redes sociais, “algo extremamente positivo e bem-vindo”, e que estas “podem ser usadas para manipular grupos, disseminar boatos e mentiras com fins antidemocráticos”. E explica: “Essas recomendações sobre como devemos nos comportar nas redes não têm nada de idiossincrático ou exclusivo”, citando normas parecidas impostas por veículos como a BBC e o The New York Times.
As diretrizes partem do princípio que “toda rede social é potencialmente pública”. “E, quando essa pessoa é um jornalista, a sua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha. Se tal atividade manchar a sua reputação de isenção manchará também a reputação do veículo”, sentencia, salientando que a “perda da reputação de isenção”, será avaliada pelas chefias imediatas. Há pedidos para controle em aplicativos como WhatsApp, mesmo em “grupos de parentes e amigos de confiança”.
Os jornalistas também devem se abster de “expressar opiniões políticas, promover e apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo”. Ainda, a proibição de publicidade de qualquer negócio; a preferência pelos veículos, em detrimento ao perfil pessoal, na divulgação de informações de última hora; o bloqueio de comentários caso o jornalista se sinta atingido; e o impedimento de críticas públicas a colegas.
Saiba Mais:
Sandra Annenberg quebra a web ao sentir “cheirinho da taça”
Cavalinhos do “Fantástico” usam “Chapolin” para satirizar derrota do México
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.