Globo lança Nos Tempos do Imperador, nova novela das 18h, em coletiva online

Nos Tempos do Imperador
Mariana Ximenes (Luísa), Selton Mello (Pedro II) e Letícia Sabatella (Tereza) em Nos Tempos do Imperador; Globo lança novela das 18h em coletiva online (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

Nos Tempos do Imperador, a nova novela das 18h, da Globo, chega em boa hora: neste momento em que todos estão cansados de uma pandemia que já dura quase um ano e meio no país, desejando boas notícias e diversão. A expectativa é como a de uma criança que aguarda ansiosamente o brinquedo novo. Para quem curte uma boa trama, regada com desafios, conquistas, batalhas, vitórias, derrotas e, claro, muito romance, a novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson, dirigida por Vinícius Coimbra, já tem estreia marcada para dia 9 de agosto.

Nesta segunda-feira (26), autores, direção e parte do elenco participaram de uma coletiva online com a imprensa. O RD1 marcou presença! O distanciamento não nos permitiu conhecer de perto cenários e toda a ambientação, como normalmente proporcionado pela Globo em dias de evento. Apesar disso, o clima do início do século XIX se fez presente por meio de um press kit enviado previamente para cada jornalista, com um chá colonial, com direito à louça referente às usadas na época e à geleia de pitanga, a preferida de Dom Pedro II.

Mediado pela jornalista Monica Sanches, repórter da Globo que participa da equipe de pesquisa da novela, o evento exibiu um clipe de apresentação da trama, que já deixa um gostinho de “quero mais”, prometendo uma história envolvente, paisagens belíssimas, um figurino riquíssimo e cheio de detalhes – assinado pela dupla Beth Filipeck e Renaldo Machado – e todo um cuidado especial da direção e do texto.

Do elenco, participaram Selton Mello (Dom Pedro II), Letícia Sabatella (Teresa Cristina), Mariana Ximenes (Condessa de Barral), Gabriela Medvedovski (Pilar), Michel Gomes (Jorge / Samuel), Alexandre Nero (Tonico), Dani Ornellas (Cândida) e Rogério Brito (Dom Olu). Sem esconder a emoção e a expectativa por viver na televisão um dos personagens mais queridos da história do nosso país, Selton Mello falou do prazer em descobrir Dom Pedro II:

Não me lembrava de tantos detalhes da época em que estudei na escola. Quando comecei a ler os capítulos, fiquei muito intrigado por ver que um personagem tão importante como ele ainda não havia sido retratado na dramaturgia. Li várias biografias e não encontrei respostas para muitas coisas. Acho que os autores levantaram mais perguntas do que respostas, e isso nos leva à reflexão. Estou fazendo um Dom Pedro usando a minha sensibilidade e o não conhecimento do mesmo“.

Selton ainda fez uma comparação com a história do Imperador, que, assim como ele, começou a trabalhar ainda pequeno. “Em algum lugar, me identifico com esse cara“.

A novela vai ao ar com quase todos os capítulos gravados, algo praticamente inédito quando falamos em dramaturgia. Hoje, os autores comemoravam a entrega do último bloco de capítulos à direção. “Começamos a trabalhar nessa história no final de 2017. Em março do ano passado já nos preparávamos para a coletiva, quando tudo parou. É uma experiência muito nova para todos nós, diferente das novelas que já foram gravadas antes e depois da pandemia. Colocaremos no ar um produto único“, destacou Alessandro Marson.

‘Nos Tempos do Imperador’ já apresenta um Brasil mais definido. Contar a história de Dom Pedro II, sua relação com o ensino, a cultura, o olhar dele para um novo Brasil, já era um desejo nosso, quando a Globo nos pediu uma continuação para Novo Mundo. A novela chega, historicamente, até a Guerra do Paraguai, trazendo movimento e aventura para a trama. Conseguimos, também, chegar num lugar diferente, com personagens negros livres, complexos e que procuravam por sua abolição. Vamos mostrar essa conquista, que não foi apenas resultado de uma canetada“, acrescentou a autora Thereza Falcão.

Fernanda Menezes Côrtes
Fernanda Menezes Côrtes é jornalista, com mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação, sendo os últimos onze anos voltados ao mundo do entretenimento e da televisão. Trabalhou na comunicação da Globo e do Canal Viva e como assessora de artistas.
Veja mais ›