Globo libera elenco para concorrentes após mudar formato de contratos

Juliana Paes no Caldeirão
Globo libera elenco para concorrentes após mudar formato de contratos (Imagem: Divulgação / Globo)

O mercado audiovisual está cada vez mais concorrido no Brasil. A chegada de várias plataformas de streaming está fazendo as emissoras se movimentarem, mas elas também não podem ficar paradas. Por conta disso, a Globo tomou uma atitude que já vinha estudando há algum tempo.

A princípio, a emissora começou a dispensar alguns atores veteranos e mudou a forma de contrato com eles. Há alguns anos, a empresa vem adotando aos poucos o que era feito anteriormente. Parte dessa atitude também serviu para uma estratégia de corte de custos.

Os contratos por obra são praticamente a maioria na Globo, já que grande parte do seu elenco só é contratado para o tempo da produção em que estão trabalhando. Por outro lado, essa atitude também é boa para os concorrentes, que estão produzindo cada vez mais conteúdo nacional.

Veja Também

Netflix, HBO Max, Prime Video e outras emissoras estão aproveitando essa oportunidade. Porém, as grandes estrelas da Globo parecem que estão dando prioridade para as plataformas de streaming. Algumas delas, inclusive, estão começando a produção de novelas.

Globo está mais liberal com seu elenco trabalhando em concorrentes

De acordo com informações do site Notícias da TV, parece que a regra na emissora agora é liberar geral. A ideia é não ficar sem as grandes estrelas em suas atrações, assim como acontece com Juliana Paes, que deixou o canal recentemente e frequentemente é vista no Caldeirão.

Além disso, a humorista Gessica Kayane, que tem um contrato com a Netflix, também está participando da nova temporada da Dança dos Famosos. Ainda segundo o site, a única proibição é a de citar trabalhos que estão fazendo para as concorrentes.

A exceção pode acontecer no caso de uma ação especial e paga. O mesmo deverá ser feito no Show dos Famosos, caso a produção conte com alguém que tenha deixado a emissora há pouco tempo. Antigamente a Globo era muito fechada em relação a essa situação, mas parece que os novos contratos deixaram a emissora sem saída.

Por outro lado, parece que essa mudança ainda não envolve a participação de contratados de outras emissoras como Record e SBT.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›