Globo lidera preferência do público na cobertura sobre pandemia de coronavírus

Globo
Márcio Gomes no Combate ao Coronavírus; pesquisa revelou que público prefere a Globo, dentre todos os veículos, na cobertura da pandemia (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo foi apontada como o veículo de comunicação mais confiável dentre todas as mídias, como TVs, revistas e sites de notícias, no que tange às informações neste período de combate ao novo coronavírus, conforme pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest.

Os dados afirmam que 19% da população aponta a emissora como o melhor veículo de comunicação para se informar sobre a covid-19. Outro veículo de comunicação do Grupo Globo que foi lembrado pelo estudo foi a GloboNews. O canal pago de notícias foi citado por 5% dos entrevistados.

Já o G1 chegou a ser lembrado por 8% da população, mantendo-se à frente de todos os outros portais de notícias do país. Entre as emissoras, o segundo lugar ficou com a Record, com quase metade dos números obtidos pela Globo; em terceiro lugar aparece o SBT, com apenas 3%, assim como Band.

A grande surpresa da pesquisa foi a boa colocação da CNN Brasil. O canal de notícias americano, lançado no Brasil há apenas 1 mês, foi lembrado por 7% da população, um percentual acima da GloboNews, sua principal concorrente.

Os números mostram, sobretudo, que a televisão ainda é o principal meio de comunicação em massa do país – e também é o que tem mais confiança das pessoas. Não à toa, os canais estão reestruturando suas grades e horários para dar conta dessa demanda por informações sobre a pandemia“, relatou Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest.

A pesquisa ainda trouxe um dado surpreendente: 14% da população busca informações sobre a covid-19 através de sites de órgãos competentes, como Ministério da Saúde e OMS – Organização Mundial da Saúde.

Canais internacionais como o New York Times (EUA), The Guardian (Inglaterra), Le Monde (França), dentre outros, também foram citados, mas não chegaram a 1%.

Ranking dos veículos de imprensa mais confiáveis em meio à crise:

1. Globo (19%)
2. Órgãos governamentais [Ministério da Saúde, OMS] (14%)
3. Record (10%)
4. Internet (Google News, BING] (7%)
5. CNN (7%)
6. G1 (8%)
7. GloboNews (5%)
8. Redes sociais [Canais do Youtube, Facebook] (5%)
9. UOL (4%)
10. Band (3%)
11. SBT (3%)
12. Folha de S. Paulo (3%)
13. Estadão (3%)
14. Canal de Átila Iamarino (2%)
15. Veja (1%)
16. BandNews (1%)

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.