Globo luta para ficar com Copa do Brasil, mas tenta diminuir valores

Globo
Globo tenta diminuir valores de acordo pela Copa do Brasil (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo perdeu no último ano campeonatos importantes de futebol para outras emissoras, como Record e SBT, mas não pensa em parar de investir no esporte. Atualmente, por exemplo, o canal carioca está lutando para ficar com a Copa do Brasil.

Apesar disso, a direção da empresa vem tentando diminuir o que paga pela disputa. Com contrato até o fim de 2022, o campeonato pode ter os valores pagos pelos direitos de televisão reduzidos para o próximo ciclo, a partir de 2023, segundo informações do UOL Esporte.

O Grupo Globo, que tem o torneio de forma exclusiva desde 2018, planeja oferecer menos do que o contrato atual. Desde 2018, a empresa paga pela competição cerca de R$ 320 milhões de reais por ano. É o segundo torneio mais caro do futebol nacional, atrás do Brasileirão.

O objetivo do canal carioca agora é adequar os gastos com o torneio para o momento atual, em que as empresas estão sendo impactadas pela pandemia de Covid-19, com queda de receitas. O novo acordo comercial começará a ser negociado no segundo semestre deste ano.

A Copa do Brasil é um dos produtos mais importantes da TV aberta e, por isso, o alto escalão da emissora nem pensa em abrir mão dela. As partidas da disputam costumam bater recordes de audiência, além de serem muito utilizadas no SporTV.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já tomou conhecimento sobre a redução dos valores de contrato, mas a análise só ocorrerá no próximo semestre. A rede da família Marinho não se pronunciou sobre o assunto.

Cabe lembrar que, desde o ano passado, a Globo tem perdido contratos para transmitir campeonatos de futebol. O SBT, por exemplo, está sendo responsável pela transmissão da Libertadores da América e a UEFA Champion League, além de estar negociando a Copa América – que ocorrerá em junho. A Record, até então, está com a posse do Campeonato Carioca.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›