Um dos vilões de Renascer, José Bento (Marcelo Mello Jr) provocou repulsa nos espectadores da trama ao produzir um comentário homofóbico. A fala gerou revolta e colocou a novela entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).
O filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) se referiu ao Posto 9, na zona sul do Rio de Janeiro, como “boilódromo de Ipanema”, e levou uma dura de Venâncio (Rodrigo Simas) e Kika (Juliane Araújo).
Personagem de Renascer gera revolta com homofobia
José Venâncio, em relacionamento com Buba (Gabriela Medeiros), chamou o irmão de babaca. “Essa babaquice que leva a tanta violência, tanto preconceito”, lamentou. “Não pode fazer uma piada que é tudo preconceito”, devolveu.
Kika saiu em defesa do cunhado e criticou o companheiro. “Foi só um comentário, só uma piada, só uma olhada. O problema é que para você é só alguma coisa”, explanou.
Vale lembrar que Renascer, atualmente com bons índices de audiência em SP, foi escrita em 1993 por Benedito Ruy Barbosa. Bruno Luperi, neto do veterano, assumiu a adaptação da obra. O jovem autor admitiu que nunca concordou com as falas problemáticas do avô na versão original.
Vale ressaltar que o novelista da Globo prometeu uma versão de Renascer praticamente idêntica ao que foi ao ar há 31 anos, com algumas exceções. Na primeira versão, o autor criou um novo personagem, o coronel Firmino, e trocou Buba, de intersexo para transexual.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].