Tragédias nacionais promovem mudanças nas redes de TV e deslocam os seus principais nomes para os locais atingidos. Nos últimos dois dias, a cidade de Petrópolis, do Rio de Janeiro, abalada pelas fortes chuvas da região, foi mais um exemplo histórico. A Globo levou vários dos seus para a região, mas resguardou os dois principais do seu jornalismo.
VEJA ESSA
William Bonner e Renata Vasconcellos não foram escalados para uma viagem às pressas para Petrópolis. Segundo o Terra, os âncoras ou pelo menos um deles não foram até o local por questão de segurança.
A direção da Globo ficou com medo de hostilidade por parte de populares e até mesmo de uma invasão sem freio durante o ao vivo por parte de algum eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL), que marcou sua ida ao local para a próxima sexta-feira (18).
Ódio de bolsonaristas interrompe tradição na Globo
Em abril de 2010, Niterói foi atingida por um temporal e o Morro do Bumba foi o local mais atingido, com dezenas de mortos e feridos. Fátima Bernardes comandou o telejornal de lá.
Em janeiro de 2011, Renata Vasconcellos foi até Teresópolis, e mostrou a situação da população da região, também arrasada por uma chuva intensa e avassaladora. Na época, a âncora estava substituindo Fátima Bernardes, que estava de férias.
Onze anos depois, o temporal deixou pelo menos 100 mortos em Petrópolis. Ao contrário dos exemplos citados, Bonner e Renata não participaram desta vez e deixaram o trabalho para Flávio Fachel, âncora do Bom Dia RJ, Aline Midlej, do Jornal das 10, da GloboNews, e Ana Luiza Guimarães, do RJ2.
Confira:
Em uma cidade historicamente castigada por deslizamentos de terra e inundações, as ações para prevenir desastres e reduzir riscos nunca foram suficientes para evitar sucessivas tragédias: https://t.co/IG72eAzACd #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) February 17, 2022
O governo do Estado do Rio confirmou, na noite desta quarta (16), 94 mortes em Petrópolis, na Região Serrana. A chuva desta terça-feira (15) foi a maior já registrada na cidade em quase 90 anos de medições: https://t.co/OSiX8ycHGq #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) February 17, 2022
➡ Quem puder ajudar as vítimas tem como escolher para quem doar na plataforma da Globo: https://t.co/qSHR1n3I50
— Jornal Nacional (@jornalnacional) February 17, 2022
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.