A pandemia do novo coronavírus afetou todas as emissoras do país, incluindo a Globo. Mais forte financeiramente, a emissora carioca avisou que demissões e a antecipação de um plano de reestruturação serão colocados em prática no mês de junho para “assegurar mais 50 anos de história” do canal.
VEJA ESSA
Diretor financeiro, Manuel Belmar da Costa foi quem refletiu sobre as futuras mudanças. Ele afirmou que o “pós-covid-19 traz a necessidade de aceleração de mudanças” e destacou que “a economia parou, o mundo parou, não só a Globo”. As informações são do site Notícias da TV.
“Optamos por não fazer nada em abril e maio, no início da pandemia”, disse ele, se referindo as demissões. “Haverá cortes de pessoas, haverá corte de estrutura, e a gente vai ter desligamentos em junho, sim”, esclareceu. “Mas não tem passaralho, tem um processo contínuo de transformação”, declarou.
A reestruturação já foi anunciada e unificará cinco unidade de negócios do Grupo Globo, entre elas a Globosat (SporTV, GloboNews, Multishow, GNT, Canal Viva) e o Globoplay, o serviço de streaming da emissora. Segundo o executivo, áreas poderão ser afetadas com cortes de 10% e outras, de até 20%, mas existem setores que não haverá demissões.
“Não existe um número, estamos vivendo um nível de incerteza sem precedentes”, apontou. “Existe uma diretriz: precisamos revisar todos os modelos que nos trouxeram até aqui para tornar a empresa mais leve, mais eficiente”, argumentou.
Tratando 2020 como “um ano catastrófico”, Manuel pesou o atual momento econômico mundial: “As empresas que tomarem decisões difíceis vão sair mais fortes… Esse não é um projeto [Uma Só Globo] para reduzir gente. É para assegurar mais 50 anos de nossa história”.
A Globo possui cerca de 15 mil funcionários. Segundo fontes do site, a empresa que faturou R$ 14 bilhões em 2019 perdeu 30% das suas receitas no mês de abril. Diretor de Comunicação da Globo, Sérgio Valente falou sobre “uma reinvenção da empresa e do negócio”. “A gente não vai ser Kodak das câmeras, a Pan Am da aviação. A gente quer ser a Globo do futuro, não a do passado”, comparou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.