A Conmebol está prestes a finalizar a disputa pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana para o ciclo de 2027 a 2030. O anúncio dos vencedores pode ocorrer ainda hoje. Na TV aberta, a Globo é vista como a principal candidata a seguir com o pacote da Libertadores, apesar da concorrência do SBT e da CazéTV.

A emissora carioca detém atualmente os direitos do torneio e tem grandes chances de continuar com a competição no ciclo 2027-2030.
Grupo Disney é favorito para a TV fechada
Na TV fechada, o Grupo Disney (ESPN) é considerado o favorito para seguir com o pacote 1 da Libertadores, mas enfrenta a concorrência de Globo (Sportv) e Paramount.
Especialistas do mercado avaliam que a Globo pode ter reduzido sua agressividade nas propostas para os pacotes fechados, priorizando a TV aberta, onde está mais consolidada.
Sul-Americana: SBT pode perder os direitos
Já na Sul-Americana, a continuidade do SBT no pacote aberto está ameaçada. A divisão dos direitos pode ser uma alternativa, já que o pacote 2 da competição prevê transmissão em streaming aberto, o que facilita a entrada de novas emissoras, como a CazéTV. Record e Band já desistiram de seguir na disputa.
A distribuição dos pacotes
A Libertadores possui três pacotes de direitos de transmissão (um para TV aberta e dois para TV fechada). Atualmente, a Globo detém o pacote aberto, o Grupo Disney (ESPN) possui o pacote pago 1, e a Paramount é responsável pelo pacote pago 2.
Já a Sul-Americana também conta com três pacotes de transmissão. O SBT possui o pacote aberto, enquanto os pacotes pagos estão com o ESPN/Disney+ e a Paramount.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
