Globo passa por apuros para registrar marcas de novelas

Globo
Emissora tenta, a todo custo, registrar marcas de novelas (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

A Globo tem enfrentado um verdadeiro perrengue para conseguir ter o registro das marcas de suas novelas e trava uma batalha impressionante.

Como informado, a emissora teve o registro de Elas por Elas negado pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em março de 2023, e busca solucionar o problema.

O uso da marca da novela das 18h também está sendo questionado na Justiça por uma associação cultural de Barbacena (MG).

O canal ainda tem outra situação envolvendo ainda os remakes de Renascer e Pantanal. A segunda foi ao ar no ano passado e a outra vai entrar na grade em janeiro do ano que vem.

Pantanal teve o registro indeferido também em abril deste ano. De acordo com o órgão, a marca reproduzia ou imitava registros de terceiros, sendo, portanto, irregistrável.

Globo aguarda decisão envolvendo registros de marcas

O plim plim entrou com um recurso para reverter a situação e, agora, aguarda a análise do pedido. Pantanal estava em registro da Bloch Produções Ltda, então controladora da TV Manchete, de 1990 a 2002.

Quanto ao atual remake das seis, a emissora fez um primeiro registro em 1982, com vigência até 1993. Em 1999, o canal conquistou uma nova autorização de uso, mas a mesma foi extinto pela “expiração do prazo de vigência”.

A Globo tentou a recuperação da marca em 2017, mas o pedido foi negado no início deste ano, meses antes da estreia do folhetim. Uma nova solicitação foi feita em maio e segue em análise.

Já Renascer foi registrada em 1993, em nome de Luiz Carlos da Silva, como uma marca de curso para cabeleireiros, algo que não gera conflito de interesse com o pedido do canal.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Guinho SantosGuinho Santos
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.